Conheça uma forma rápida de saber se a embreagem está em ordem
A embreagem deve estar sempre em boas condições para garantir o bom desempenho do carro. Confira uma dica para saber se ela está em ordem
Todo mundo sabe – ou deveria saber – que a embreagem é um dos itens mais importantes nos automóveis com câmbio manual ou robotizado. Mas, como é submetida a grandes esforços constantemente, ela também está sujeita a maior desgaste.
Como se trata de um componente caro para substituir, é recomendável cuidar para que a embreagem tenha vida longa – na medida do possível – embora a sua troca seja inevitável com o passar do tempo.
Por conta disso, quem pretende adquirir um carro seminovo ou usado deve ficar atento ao estado da embreagem do veículo desejado. Mas, como saber se o item precisa ser substituído?
Os sintomas de uma embreagem desgastada são claros e incluem desde a necessidades de acelerar além do normal para movimentar o carro até dificuldade do veículo em vencer um aclive. Tudo isso indica que a potência do motor não está chegando corretamente às rodas.
Uma forma simples e rápida para checar o estado da embreagem é levar o carro até uma área plana e sem obstáculos, como um estacionamento. Certifique-se que não há risco de surgirem outros veículos ou pessoas pelo local e então ligue o motor. Engate uma marcha longa (quinta ou sexta, se houver) e solte o pedal da embreagem de uma vez.
Se a embreagem estiver em boas condições, o carro deve estancar e o motor “morrer” imediatamente. Se isso não ocorrer e o motor seguir funcionando, significa que a embreagem está patinando e a vida útil do componente está próxima do fim.
Cuide bem da embreagem
Se bem cuidado, um conjunto de embreagem pode ter vida longa e superar até 200 mil quilômetros, mas, caso contrário, é possível que essa durabilidade seja reduzida pela metade (ou até menos).
Uma das principais recomendações para cuidar do conjunto é evitar acelerar em demasia sem que o pedal da embreagem esteja totalmente livre. Executar a manobra de controlar acelerador e embreagem se torna ainda mais importante nas saídas em aclive e, por isso mesmo, a melhor recomendação é utilizar sempre o freio de estacionamento na hora da arrancada para evitar que o carro volte de ré.
Outra prática que deteriora o conjunto é manter o pé esquerdo apoiado sobre o pedal da embreagem quando o carro está parado. Este é um hábito muito prejudicial, pois sem saber, o motorista pode estar aplicando força suficiente para acionar o conjunto, que estará sendo submetido a esforço desnecessariamente.
Por fim, as acelerações bruscas e que fazem as rodas girarem em falso, assim como fazer o carro subir em calçadas, por exemplo, também contribuem muito para desgastar os componentes da embreagem.