Corolla 2016 ou Onix Plus 2020? Comparamos os usados
Pensando num Toyota Corolla 2016? Considere também um Chevrolet Onix Plus 2020, que é um pouco mais barato e ganha em multimídia e segurança
Os sedãs são ideais para quem precisa de mais espaço no porta-malas. Com o alto preço dos carros zero km, muitos consumidores têm considerado a compra de um carro usado ou seminovo para fugir do transporte público. Nessa hora, vale mais a pena optar por um sedã compacto mais moderno ou um modelo médio com mais anos de uso? Dentre as opções para quem busca um sedã usado bom e moderno, estão o Chevrolet Onix Plus LT AT 2020 e o Toyota Corolla GLi Upper 2016.
Trata-se de um embate entre a configuração intermediária da atual geração do Onix Plus e a opção de entrada da geração anterior do Corolla, que foi vendida entre 2014 e 2019. As versões que analisamos estão na faixa de R$ 80 mil e R$ 83 mil (Tabela Fipe). Vale lembrar que as lojas aplicam um desconto entre 15% e 20% sobre a Tabela Fipe quando compram seu carro usado ou seminovo. Portanto, se estiver fazendo negócio particular, você pode pedir esse desconto.
As notas são dadas de 0 a 10, de acordo com os critérios do Guia do Carro. Portanto, cada carro pode somar no máximo 60 pontos no total dos 6 itens do comparativo. O objetivo deste tira-teima é oferecer uma comparação rápida, somente nos 6 itens mais importantes para a maioria dos consumidores. Numa análise com outros itens, o resultado pode mudar – ou não.
Potência
Sob o capô, o Chevrolet Onix Plus LTZ automático é equipado com o motor 1.0 turbo flex de 116 cv e 160/165 Nm (gasolina/etanol) de torque. Ele é associado a um câmbio automático de 6 marchas. Do outro lado, o Toyota Corolla GLi Upper 2016 traz um motor 1.8 flex aspirado de 139/144 cv (g/e) de potência e 182/176 Nm (g/e) de torque. Já o câmbio é um automático do tipo CVT com 7 marchas. Como oferece números superiores em potência e torque, o vencedor nesse quesito é o Corolla.
Consumo
De acordo com o Inmetro, o Onix Plus faz 8,6 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números são de 12,0 km/l na cidade e 15,0 km/l na estrada, com média de 13,5 km/l com o combustível. Por outro lado, os números do Toyota Corolla GLi são de 7,8 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada com etanol, e 9,2 km/l e 13,2 km/l com gasolina, respectivamente. Uma média geral de 11,2 km/l com gasolina.
No entanto, o Corolla dá o troco em alcance rodoviário. Graças ao tanque de combustível de 60 litros, o sedã médio japonês pode rodar até 792 km com um tanque completo de gasolina. Já o Onix Plus tem capacidade para 44 litros, e pode rodar até 660 km. Como essa vantagem se mantém em todos os cenários, o resultado é um empate entre os modelos.
Porta-malas
De acordo com a Chevrolet, o Onix Plus tem um porta-malas com capacidade para 469 litros. A capacidade de carga útil é de apenas 375 kg. Já o Corolla conta com um porta-malas com 470 litros de capacidade. O sedã da marca japonesa também pode levar até 455 kg. Com um resultado muito próximo no tamanho do porta-malas, o Toyota Corolla sai como vencedor nesse quesito por conta da maior capacidade de carga.
Multimídia
Na versão LT, o Onix Plus é equipado com a central multimídia MyLink de 7" com integração aos recursos Android Auto e Apple CarPlay, além das funções de rádio AM-FM, Audio Streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente, Wi-Fi integrado e entrada USB. Já o Corolla GLi Upper traz de série apenas um rádio com leitor de CD, que também traz porta USB e conectividade Bluetooth. Por oferecer um conjunto mais moderno e completo, o vencedor nesse quesito é o Onix Plus.
Segurança
Com relação aos equipamentos de segurança, o Corolla GLi Upper é equipado de série com cinco airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e um de joelho para o motorista), Isofix nos bancos traseiros e freios ABS com EBD. Já o Onix Plus LT traz os mesmos itens – com exceção do airbag de joelho – mas acrescenta ainda airbags de cortina e assistência de frenagem de emergência. Como oferece mais itens, o vencedor é o Onix Plus.
Preço
De acordo com a tabela Fipe, o Chevrolet Onix Plus LT AT 2020 custa R$ 80.720. Por outro lado, o Toyota Corolla GLi Upper 2016 está cotado em R$ 83.365. Por um pouco menos (R$ 83.212), é possível levar a versão GLi. No entanto, essa versão fica devendo alguns itens importantes, como computador de bordo, bancos de couro e rádio.
Apesar da diferença de cerca de R$ 2,6 mil, por se tratarem de carros de categorias diferentes, o resultado é um empate entre os dois modelos. Lembre-se que, no caso de carros usados e seminovos, cada veículo tem seu próprio valor, de acordo com seu estado de conservação. Use este comparativo apenas como uma referência.
ITEM | ONIX PLUS 1.0T 2020 | COROLLA 1.8 2016 |
Potência | 5 | 6 |
Consumo | 9 | 9 |
Porta-malas | 7 | 8 |
Multimídia | 8 | 5 |
Segurança | 8 | 7 |
Preço | 6 | 6 |
Total de pontos | 43 | 41 |
Conclusão
Com uma vantagem de 2 pontos, o Chevrolet Onix Plus é o vencedor do comparativo com o Toyota Corolla. O sedã da Chevrolet leva vantagem sobretudo em segurança e multimídia, já que, por se tratar de um carro mais moderno, oferece mais itens de série e recursos indisponíveis para o Corolla de 2016. Além disso, o Onix Plus ainda aparece com um preço um pouco mais em conta na Tabela Fipe.
Por outro lado, o sedã de origem japonesa se sai melhor em potência, oferece um alcance rodoviário maior e tem uma ligeira vantagem no quesito porta-malas e capacidade de carga. No entanto, é válido ressaltar que o Corolla é um carro de porte médio, maior que o Onix Plus – que é um sedã compacto – em todas as dimensões. Em entre-eixos, a diferença é de 10 cm (2,70 m x 2,60 m), o que se traduz em mais espaço para os ocupantes. Algo que pode ser decisivo na hora da compra.