Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Corolla 2016 ou Onix Plus 2020? Comparamos os usados

Pensando num Toyota Corolla 2016? Considere também um Chevrolet Onix Plus 2020, que é um pouco mais barato e ganha em multimídia e segurança

29 abr 2022 - 07h19
Compartilhar
Exibir comentários
Chevrolet Onix Plus 2020 e Toyota Corolla 2016.
Chevrolet Onix Plus 2020 e Toyota Corolla 2016.
Foto: Guia do Carro / Divulgação

Os sedãs são ideais para quem precisa de mais espaço no porta-malas. Com o alto preço dos carros zero km, muitos consumidores têm considerado a compra de um carro usado ou seminovo para fugir do transporte público. Nessa hora, vale mais a pena optar por um sedã compacto mais moderno ou um modelo médio com mais anos de uso? Dentre as opções para quem busca um sedã usado bom e moderno, estão o Chevrolet Onix Plus LT AT 2020 e o Toyota Corolla GLi Upper 2016.

Trata-se de um embate entre a configuração intermediária da atual geração do Onix Plus e a opção de entrada da geração anterior do Corolla, que foi vendida entre 2014 e 2019. As versões que analisamos estão na faixa de R$ 80 mil e R$ 83 mil (Tabela Fipe). Vale lembrar que as lojas aplicam um desconto entre 15% e 20% sobre a Tabela Fipe quando compram seu carro usado ou seminovo. Portanto, se estiver fazendo negócio particular, você pode pedir esse desconto.

As notas são dadas de 0 a 10, de acordo com os critérios do Guia do Carro. Portanto, cada carro pode somar no máximo 60 pontos no total dos 6 itens do comparativo. O objetivo deste tira-teima é oferecer uma comparação rápida, somente nos 6 itens mais importantes para a maioria dos consumidores. Numa análise com outros itens, o resultado pode mudar – ou não.

Potência

Sob o capô, o Chevrolet Onix Plus LTZ automático é equipado com o motor 1.0 turbo flex de 116 cv e 160/165 Nm (gasolina/etanol) de torque. Ele é associado a um câmbio automático de 6 marchas. Do outro lado, o Toyota Corolla GLi Upper 2016 traz um motor 1.8 flex aspirado de 139/144 cv (g/e) de potência e 182/176 Nm (g/e) de torque. Já o câmbio é um automático do tipo CVT com 7 marchas. Como oferece números superiores em potência e torque, o vencedor nesse quesito é o Corolla.

Chevrolet Onix Plus 2020 e Toyota Corolla 2016.
Chevrolet Onix Plus 2020 e Toyota Corolla 2016.
Foto: Guia do Carro / Divulgação

Consumo

De acordo com o Inmetro, o Onix Plus faz 8,6 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números são de 12,0 km/l na cidade e 15,0 km/l na estrada, com média de 13,5 km/l com o combustível. Por outro lado, os números do Toyota Corolla GLi são de 7,8 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada com etanol, e 9,2 km/l e 13,2 km/l com gasolina, respectivamente. Uma média geral de 11,2 km/l com gasolina.

No entanto, o Corolla dá o troco em alcance rodoviário. Graças ao tanque de combustível de 60 litros, o sedã médio japonês pode rodar até 792 km com um tanque completo de gasolina. Já o Onix Plus tem capacidade para 44 litros, e pode rodar até 660 km. Como essa vantagem se mantém em todos os cenários, o resultado é um empate entre os modelos.

Porta-malas

De acordo com a Chevrolet, o Onix Plus tem um porta-malas com capacidade para 469 litros. A capacidade de carga útil é de apenas 375 kg. Já o Corolla conta com um porta-malas com 470 litros de capacidade. O sedã da marca japonesa também pode levar até 455 kg. Com um resultado muito próximo no tamanho do porta-malas, o Toyota Corolla sai como vencedor nesse quesito por conta da maior capacidade de carga.

Multimídia

Na versão LT, o Onix Plus é equipado com a central multimídia MyLink de 7" com integração aos recursos Android Auto e Apple CarPlay, além das funções de rádio AM-FM, Audio Streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente, Wi-Fi integrado e entrada USB. Já o Corolla GLi Upper traz de série apenas um rádio com leitor de CD, que também traz porta USB e conectividade Bluetooth. Por oferecer um conjunto mais moderno e completo, o vencedor nesse quesito é o Onix Plus.

Segurança

Com relação aos equipamentos de segurança, o Corolla GLi Upper é equipado de série com cinco airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e um de joelho para o motorista), Isofix nos bancos traseiros e freios ABS com EBD. Já o Onix Plus LT traz os mesmos itens – com exceção do airbag de joelho – mas acrescenta ainda airbags de cortina e assistência de frenagem de emergência. Como oferece mais itens, o vencedor é o Onix Plus.

Chevrolet Onix Plus 2020 e Toyota Corolla 2016.
Chevrolet Onix Plus 2020 e Toyota Corolla 2016.
Foto: Guia do Carro / Divulgação

Preço

De acordo com a tabela Fipe, o Chevrolet Onix Plus LT AT 2020 custa R$ 80.720. Por outro lado, o Toyota Corolla GLi Upper 2016 está cotado em R$ 83.365. Por um pouco menos (R$ 83.212), é possível levar a versão GLi. No entanto, essa versão fica devendo alguns itens importantes, como computador de bordo, bancos de couro e rádio.

Apesar da diferença de cerca de R$ 2,6 mil, por se tratarem de carros de categorias diferentes, o resultado é um empate entre os dois modelos. Lembre-se que, no caso de carros usados e seminovos, cada veículo tem seu próprio valor, de acordo com seu estado de conservação. Use este comparativo apenas como uma referência.

COMPARATIVO DE USADOS
ITEMONIX PLUS 1.0T
2020
COROLLA 1.8
2016
Potência56
Consumo99
Porta-malas78
Multimídia85
Segurança87
Preço66
Total de pontos4341

Conclusão

Com uma vantagem de 2 pontos, o Chevrolet Onix Plus é o vencedor do comparativo com o Toyota Corolla. O sedã da Chevrolet leva vantagem sobretudo em segurança e multimídia, já que, por se tratar de um carro mais moderno, oferece mais itens de série e recursos indisponíveis para o Corolla de 2016. Além disso, o Onix Plus ainda aparece com um preço um pouco mais em conta na Tabela Fipe.

Por outro lado, o sedã de origem japonesa se sai melhor em potência, oferece um alcance rodoviário maior e tem uma ligeira vantagem no quesito porta-malas e capacidade de carga. No entanto, é válido ressaltar que o Corolla é um carro de porte médio, maior que o Onix Plus – que é um sedã compacto – em todas as dimensões. Em entre-eixos, a diferença é de 10 cm (2,70 m x 2,60 m), o que se traduz em mais espaço para os ocupantes. Algo que pode ser decisivo na hora da compra.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade