Os Correios anunciaram nesta quarta-feira que começam a fazer entregas com veículos elétricos da Renault nos próximos dias em Brasília e Curitiba. A fabricante cedeu em comodato dois modelos Kangoo ZE por um período inicial de quatro meses para experiência.
Na capital federal, o veículo que não emite gãs carbônico será utilizado na Asa Sul, Setor Comercial, Setor Hoteleiro Sul e Esplanada dos Ministérios. Um totem instalado pela Companhia Energética de Brasília (CEB) servirá para a recarga da bateria, que possui autonomia para até 170 km.
Excluindo o propulsor elétrico e a bateria, o Kangoo ZE tem as mesmas dimensões que a versão a combustão e pode carregar a té 650 kg de carga. A velocidade máxima é reduzida para 130 km/h, já que o motor elétrico tem 60 cv de potência, ante 95 cv do exemplar movido a gasolina/álcool.
O mais interessante deles é o compacto Zoe. Pensado inteiramento como um modelo elétrico (não existe versão movida a combustão), o modelo foi lançado em 2012 com a intenção de popularizar os elétricos e chegou às lojas em março deste ano na Europa
Foto: Divulgação
Vendido por 13,7 mil euros na França, com incentivo de 7 mil euros do governo, ele leva quatro pessoas e tem autonomia para percorrer 210 km
Foto: Divulgação
Embora a distância tenha sido pouca, foi possível perceber que o motor elétrico de 88 cavalos de potência surpreende e dá certa emoção, mesmo sem emitir barulho algum
Foto: Divulgação
O torque de 22,4 kgfm é mais que o dobro, por exemplo, do Novo Clio, que quase a mesma potência (80 cv) e 10,5 kgfm de torque
Foto: Divulgação
O modelo elétrico da Renault que talvez tenha vida mais complicada no Brasil seja o Twizy
Foto: Divulgação
Chamado de city car, ele é uma espécie de quadriciclo que leva até duas pessoas, equipado com motor de desenvolve o equivalente a 17 cavalos de potência
Foto: Divulgação
A primeira resposta do Twizy é um pouco lenta, mas ele embala até os 45 km/h de velocidade
Foto: Divulgação
Na pista, o veículo é ágil e parece apropriado para distâncias curtas
Foto: Divulgação
A preocupação para uma adaptação no Brasil seria a condição ruim das ruas brasileira, já que ele sofre com pequenos obstáculos e ondulações na pista
Foto: Divulgação
O furgão Kangoo elétrico foi adquirido pela CPFL Energia e será usado pela empresa em Campinas