Daimler mantém metas e alivia preocupações
A alemã Daimler AG manteve suas previsões de ganhos praticamente estáveis neste ano, aliviando os temores de que uma desaceleração do crescimento chinês iria forçar a fabricante de carros de luxo a cortar suas estimativas.
O grupo reportou nesta quarta-feira uma queda menor que a esperada de 13% no lucro operacional, com seus dois negócios de carros e caminhões comerciais surpreendendo positivamente, mas advertindo que o ambiente econômico é incerto em quase todas as regiões.
"Os riscos irão, provavelmente, crescer no segundo semestre, e não decrescer", disse o presidente-executivo Dieter Zetsche para jornalistas. "Todos os dias nós discutimos intensivamente as nuvens macroeconômicas no horizonte", disse.
A Daimler disse que ainda espera que seu lucro operacional, ou Ebit, de seu negócio principal fique neste ano em torno dos mesmos 9 bilhões de euros registrados em 2011, e manteve a meta de geração de caixa de mais de 2,3 bilhões de euros, excluindo itens como contribuições a planos de pensão e aquisições.
O lucro antes de juros e impostos (Ebit) da Daimler caiu 13% para 2,24 bilhões de euros no segundo trimestre, acima da estimativa média de 2,16 bilhões de euros de uma pesquisa da Reuters, com o euro mais fraco contribuindo em 326 milhões de euros para os lucros. A margem Ebit da divisão Mercedes-Benz caiu 8,6%, de uma queda de 10,7% um ano antes, mas ainda acima das expectativas de queda de 8,3%.
