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De olho na BYD, Toyota pode abrir fábrica de baterias no Japão

De acordo com os rumores, Toyota pode ter nova fábrica de baterias na "Ilha do Silício" japonesa para produzir carros elétricos de entrada

4 ago 2024 - 08h00
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Projeção do novo Toyota Corolla inspirada no novo Prius
Projeção do novo Toyota Corolla inspirada no novo Prius
Foto: Theottle/Reprodução @theottle Instagram

A Toyota está de olho no crescimento de concorrentes como as chinesas BYD e GWM. Para isso, a montadora japonesa pretende construir uma nova fábrica de baterias em Kyushu, no Japão, que é conhecida como a "Ilha do Silício" japonesa. De lá, sairão as baterias que serão utilizadas nos carros da Toyota e Lexus produzidos na Ásia. 

As informações são do jornal japonês Nikkei. De acordo com a imprensa japonesa, a Toyota estaria próxima de adquirir um terreno na ilha de Kyushu, que abrigaria uma nova instalação da Primearth EV Energy, a subsidiária de baterias da Toyota. Uma das vantagens da região é a proximidade com fabricantes de semicondutores e chips, como a gigante TSMC.

Toyota bZ4X
Toyota bZ4X
Foto: Toyota/Divulgação

Outras empresas instaladas na região são a Sony – que atualmente desenvolve sistemas de condução autônoma – a Mitsubishi Electric e a Rohm. A nova fábrica também ficaria próxima de uma planta fabril da Toyota em Miyata, que produz majoritariamente carros da Lexus que são exportados para outros mercados da Ásia. 

Atualmente, a fábrica tem capacidade produtiva atual de 430.000 veículos por ano, e a questão logística para a produção de baterias e dos carros seria uma vantagem tanto em relação aos custos, quanto ao tempo. A partir da próxima década, a montadora japonesa pretende vender 3,5 milhões de carros elétricos por ano.

Conceito Toyota Hilux Revo BEV
Conceito Toyota Hilux Revo BEV
Foto: Toyota/Divulgação

Vale lembrar que a Toyota já anunciou um investimento de US$ 32 bilhões – cerca de R$ 183 bilhões – em carros elétricos até 2030. Uma parte será destinada a novos modelos, como a picape Hilux, que terá uma versão elétrica nos próximos anos. Já o restante será voltado ao desenvolvimento de baterias, que também devem equipar os carros híbridos da marca japonesa.

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