Defender 130 X entrega luxo extremo em forma de SUV raiz
Rodamos na cidade, na estrada e nas areias da praia com o Novo Defender 130 X, que custa R$ 899.950
SUVs existem muitos. Mas SUVs do tipo raiz, com subchassi sustentando a carroceria e tração 4x4 para aventuras extremas, são poucos. No Brasil, raríssimos. Por isso, o Novo Defender 130 X, o maior carro já produzido pela Land Rover, é exclusivo e diferencia seu usuário.
O novo Land Rover Defender chegou ao Brasil em 2020. O carro voltou a ser produzido em 2019 depois de ficar três anos ausente do mercado. O Novo Defender não tem nada a ver com o parrudo veículo off-road lançado em 1948.
O que é novo
O Defender 130 é a terceira carroceria do SUV britânico e chegou ao Brasil somente em janeiro de 2023. Vendido exclusivamente na versão X, o Defender 130 se diferencia por acomodar oito pessoas – duas na frente, três no meio e três atrás.
O Defender 90 tem apenas duas portas. O Defender 110 tem quatro portas. E o Defender 130 foi concebido a partir do 110, mas com o balanço traseiro alongado em 34 cm para abrigar três pessoas na terceira fileira de bancos.
O que nós gostamos
Por óbvio, a terceira fileira não é exatamente confortável, mas agrada com encostos de cabeça, bom espaço para ombros, porta-copos nas duas laterais e até teto solar. Crianças ou jovens cheios de espírito de aventura vão curtir viajar ali.
O Defender 130 permite que dois casais com dois filhos cada possam viajar no mesmo carro. Também resolve o problema de famílias grandes que não querem viajar com dois carros (mas talvez precise de um para levar as malas).
Na hipótese improvável de alguém querer usar só os dois bancos da frente, o Defender 130 carrega 2.516 litros de bagagem.
O Defender é mais luxuoso e mais espaçoso do que todos os outros carros já feitos pela Land Rover. A cabine traz a ótima multimídia Pivi Pro com tela tátil de 11,4”. Foi facílimo usá-la e a vida a bordo é um sonho. O quadro de instrumentos digital é simples e perfeito.
As rodas originais são de 20”, mas a Land Rover oferece a de 22” como opção. Apesar do tamanho e do peso (2.664 kg), o Defender 130 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,5 segundos e atinge 191 km de velocidade máxima.
Mesmo sendo um SUV com subchassi, o Novo Defender tem pouca torção da carroceria. Isso porque o subchassi foi feito com aço reforçado. E a carroceria monobloco é toda de alumínio. O carro tem uma rigidez torcional 10 vezes maior do que o Defender da quarta geração.
Por causa disso, ele é gostoso de guiar em qualquer situação. Quando o motorista liga o motor, a carroceria sobe; quando desliga, a carroceria desce, para ajudar no entra-e-sai do carro.
O novo Defender 130 é equipado com o motor 3.0 Diesel D300, que tem 6 cilindros em linha e sistema híbrido leve de 48V. Ele entrega 300 cv de potência e 650 Nm de torque. O câmbio é automático de 8 marchas da ZF e a tração 4x4 traz o sistema Terrain Response.
Todos os detalhes são o máximo. O espaço para porta-objetos é enorme, o acabamento é primoroso para atender clientes que vão gastar quase 1 milhão de reais num automóvel e a sensação de luxo, tecnologia e sofisticação é presente para todos os ocupantes do veículo.
O design é espetacular. A Land Rover foi muito feliz na adaptação do conceito do velho Defender para este novíssimo Defender da sociedade do excesso, do digital e da alta tecnologia.
É positivo ver um caso a diesel com um sistema híbrido – ainda que seja um híbrido leve, mas que proporcionou médias de 9,7 km/l na estrada e de 6,5 km/l na cidade. Segundo o Inmetro, dá para fazer 9,8 km/l na cidade e 11,1 na estrada. Será? De qualquer forma, com um tanque de 89 litros, o alcance pode chegar a impressionantes 988 km.
O que pode melhorar
Um carro tão tecnológico deveria ser também um exemplo ambiental. Mas não é. Segundo o Inmetro, o Defender 130 X emite 192 g de gás carbônico por km rodado. Portanto, numa suposta viagem de 988 km o Defender 130 X deixará 189,7 kg de CO2 na atmosfera. É muita coisa.
Por ser muito alto e longo e utilizar subchassi, o Defender 130 tem tendência a rolagem nas curvas rápidas em estradas lisas. Como a suspensão é excelente (totalmente independente), o carro se comporta melhor em pisos ruins. Reconhecemos que é difícil melhorar esse ponto, só mesmo reduzindo o vão livre, mas aí deixaria de ser um SUV raiz…
Notas [pela categoria]
Desempenho - 8 (muito bom)
Consumo - 4 (regular)
Dirigibilidade - 9 (ótima)
Conforto - 10 (ótimo)
Usabilidade - 10 (ótima)
Conectividade - 10 (ótima)
MÉDIA - 8,5 (MUITO BOM)
Veredicto
Vale a pena comprar o Defender 130 X porque o cliente que a Land Rover busca é muito exclusivo e exigente. E para esse público o carro entrega tudo que se propõe. É elegante, robusto, moderno com toque tradicional, confortável, seguro, rápido e capaz de fazer muita coisa que nenhum outro SUV faz.
Principais números
Comprimento: 5,358 m
Largura: 1,996
Altura: 1,970 m
Entre-eixos: 3,022 m
Altura livre do solo: 290 mm
Travessia de água: 900 mm
Porta-malas: 260 litros (8 lugares)
Tanque: 89 litros
Pneus: 225/60 R20
Preços
Defender 90 S - R$ 644.950
Defender 90 HSE - R$ 719.950
Defender 110 X-Dynamic S - R$ 716.950
Defender 110 HSE - R$ 737.950
Defender X-Dynamic SE - R$ 745.143
Defender X-Dynamic HSE - R$ 756.950
Defender 110 X - R$ 817.950
Defender 110 75th Edition - R$ 819.950
Defender 130 X - R$ 899.950