Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dia do Motorista: práticas diárias que todo condutor deve fazer

Ter alguns cuidados básicos com o carro no dia a dia pode trazer grandes benefícios financeiros, afirma especialista

25 jul 2024 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Luciana Félix: “O primeiro pilar é ter um ‘ritual’ com o carro"
Luciana Félix: “O primeiro pilar é ter um ‘ritual’ com o carro"
Foto: Na Oficina / Guia do Carro

Neste dia 25 de Julho é comemorado o Dia do Motorista. Porém, ser motorista vai além de simplesmente dirigir, e envolve também os cuidados diários com a manutenção do carro, o que é fundamental para a segurança e conservação do veículo.

Mas, quais são os cuidados que os motoristas precisam ter com o veículo? E, quais práticas podem ser feitas diariamente em casa? Para responder a essas perguntas, o Guia do Carro conversou com a especialista em mecânica e gestora da Na Oficina, Luciana Félix.

“Ao longo de quase 14 anos à frente da Na Oficina, percebi que a maioria das vezes o carro quebra pelo fato de o motorista não dar atenção ao básico do carro, e o básico por mais que seja simples, passa despercebido”, diz Luciana.

Para Luciana, existem três pilares fundamentais quando o assunto é manutenção preventiva, os quais podem trazem muitos benefícios.

“O primeiro pilar é ter um ‘ritual’ com o carro. E por que gosto de dizer que isso é um ritual? Porque você fará semanalmente, alguns diariamente, e sempre com o carro frio”, explica Luciana.

“Para isso escolha um dia na semana para abastecer em um posto de combustível com bandeira e o torne seu posto de confiança, para te dar mais segurança quanto ao combustível que será colocado no tanque. Já aproveite para fazer a calibragem dos pneus, lembrando que o recomendado é calibrar os pneus frios, pois assim, as libras estarão mais corretas garantindo uma maior vida útil para os pneus”, explica.

Segundo Luciana, muitas vezes os pneus não atingem toda sua vida útil por não estarem calibrados corretamente. “As libras dos pneus estão sempre no manual do carro, na porta do motorista ou na porta do passageiro, ou nos carros mais novos, na tampa de combustível.”

“Ainda no ritual, é importante você fazer as verificações ali na parte do motor, verificando o nível do óleo ainda com o motor frio, para o óleo estar no lugar onde ele tem que ficar para fazer essa medição, o qual é no fundo do cárter. Então, esse é o momento mais apropriado para conferir o nível do óleo”, diz Luciana.

Luciana diz ainda, que esse também é o momento mais apropriado para fazer a conferência do nível da água, pois assim a água não está circulando e refrigerando o motor.

O segundo pilar, de acordo com Luciana, é a escuta atenta para identificar sinais sonoros de possíveis problemas que possam estar começando no veículo. “Ligue o carro pela manhã com o som automotivo desligado para ouvir se não existe nenhum barulho diferente do normal do carro ao pisar no freio, ao acelerar o carro e ao virar a direção. Isso é conhecer o seu carro.”

A recomendação de Luciana é andar com o som automotivo desligado de 5 a 10 minutos.  Mas, não é só isso. Esse também é o momento de ficar de olho no painel para observar se não tem nenhuma luz que persiste acesa, além das normais.

“Também é importante você aprender um pouco sobre o carro aumentar seu nível de consciência sobre ele. Como que é o seu motor, como que é a troca de óleo, quando realizar manutenção preventiva e corretiva. Lembrando, que manutenção corretiva é aquela que você realiza quando o defeito está presente, e manutenção preventiva é aquela que você realiza dentro do seu tempo, no seu horário, respeitando a vida útil das peças do carro”, explica Luciana.

Segundo a especialista, é muito comum a manutenção preventiva ser negligenciada, o que pode ser prejudicial para o carro. “Se o carro tem uma manutenção preventiva para 10 mil quilômetros, por exemplo, é comum o condutor realizar essa manutenção com 20 ou 30 mil, e isso é muito prejudicial para a segurança do motorista e passageiros, além de prejudicial para a vida útil das peças do carro.”

“Se você realizar uma manutenção preventiva com 30 mil quilômetros, você automaticamente estará realizando as demais manutenções de uma vez só. Porque não tem como realizar uma manutenção de 30 mil quilômetros sem que você realize a de 10 mil primeiro. Por isso, é muito comum orçamentos altos na oficina porque não foi realizada a manutenção preventiva” diz Luciana.

Luciana explica, que a manutenção preventiva proporciona benefícios financeiros e segurança. “Na manutenção preventiva, você irá mais vezes à oficina, mas terá orçamentos mais baratos e terá também mais segurança com seu veículo. Além disso, você pode escolher levar o carro em um momento mais apropriado de tempo e financeiro, diferente da corretiva, onde o carro precisa ser parado imediatamente.”

A orientação da Luciana é sempre buscar uma oficina de confiança para que você possa ter um histórico do seu veículo e também para que você possa estar seguro de que o seu carro teve as peças substituídas e está em segurança.

O terceiro pilar, mencionado por Luciana, é se atentar aos detalhes básicos, mas que passam despercebidos, trazendo assim aumento de custo financeiro.

“Respeite a velocidade da via. Quando você respeita a velocidade, você não desgasta peças desnecessariamente e também não aumenta o consumo de combustível. Utilize o sapato apropriado para dirigir, pois dessa forma você terá segurança e evitará colisões de trânsito, e use o cinto de segurança. Ainda é comum vermos motoristas dirigindo sem cinto de segurança, correndo o risco de acidentes gravíssimos”, diz.

“Também recomendo que você utilize aplicativos para determinar qual será a sua rota, e tenha economia na manutenção, no combustível e no tempo. Hoje temos diversos aplicativos que podem te auxiliar no melhor caminho. Isso também traz uma redução significativa de congestionamentos”, finaliza Luciana.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade