Dia Mundial do Cachorro: veja como levar seu amigão no carro
No Dia Mundial do Cachorro, lembramos os cuidados que se deve ter ao transportar o melhor amigo no carro
Comemora-se nesta sexta-feira (26) o Dia Mundial do Cachorro, data instituída em 2004, seguindo uma ideia criada nos Estados Unidos, o National Dog Day. Por conta do número cada vez maior de famílias que estão adotando os bichinhos, é natural que seja comum vê-los passeando ou viajando de carro.
Contudo, é preciso lembrar que devem ser tomados alguns cuidados na hora de acomodar o melhor amigo a bordo. No caso dos cachorros de pequeno porte, o ideal é transportá-los em caixas transportadoras, observando apenas se há espaço suficiente para que o bichinho fique confortável.
A caixa pode ser colocada no piso, junto ao banco traseiro ou no porta-malas – no caso de veículos tipo SUV ou hatches. Animais soltos na cabine com o carro em movimento podem provocar acidentes, caso o cachorro tenha alguma reação inesperada.
Já os animais maiores devem utilizar o cinto de segurança específico, que funciona como um extensor do equipamento do carro, segurando o animal pelo peitoral. Nesse caso, o ideal é que ele se acomode no banco traseiro. Lembre de manter as janelas fechadas ou com abertura mínima para garantir a ventilação da cabine.
Nas viagens, é preciso tomar cuidado redobrado com a temperatura ambiente. Lembre-se que os animais são mais sensíveis que os seres humanos e é preciso mantê-los confortáveis e hidratados. Se o percurso for demorado, faça paradas para que o amigão possa “esticar as pernas” e beber água (lembrando de mantê-lo sempre com a guia).
Por fim, lembre que para o animal, uma viagem de carro – por mais curta que seja – pode ser uma experiência estressante. Assim, consulte o veterinário e saiba se o cachorro precisa de algum cuidado extra para garantir que o passeio seja divertido para todo mundo.