Dirigir à noite é diferente? Saiba o que muda na sua condução
Dirigir à noite pode ser desafiador para muitos motoristas, mas com algumas precauções você pode ter uma experiência mais segura
Dirigir a noite, embora seja desafiador para muitos motoristas, é uma preferência para vários outros. No entanto, é fundamental tomar cuidados extras ao pegar a estrada à noite. De acordo com dados coletados pela Polícia Rodoviária Federal entre 2011 e 2020, a maioria dos acidentes de trânsito ocorreram entre 17h e 20h.
Para ajudar você a ter uma direção mais segura durante a noite, Luciana Félix, especialista em mecânica e gestora da empresa Na Oficina, deu algumas dicas essenciais para você dirigir com tranquilidade durante a noite
Atenção e foco
Mantenha a concentração na pista e nos carros ao seu redor. Dirigir defensivamente é fundamental. Mantenha uma distância segura do veículo da frente e utilize pontos de referência para se orientar, além da iluminação da estrada.
Retrovisores e para-brisas limpos
O sereno noturno pode deixar seu para-brisas e retrovisores embaçados. Mantenha-os sempre limpos para garantir uma visão nítida da estrada. Alguns carros possuem recursos de limpeza automática; aproveite-os!
Evite dirigir com sono
Não ignore a sonolência! Dirigir com sono é perigoso, principalmente à noite. Caso se sinta cansado, pare em um local seguro e descanse. Sua segurança é prioridade.
Respeite o limite de velocidade
Obedeça às placas de sinalização, especialmente os limites de velocidade. O excesso de velocidade aumenta o risco de acidentes, e você ainda pode perder a indenização do seguro se algo acontecer.
Alinhamento dos faróis
O alinhamento dos faróis deve ser realizado conforme instruções do manual do fabricante, que normalmente é a cada 10 ou 20 mil quilômetros. No entanto, caso você note que os faróis estão desregulados, leve seu veículo em uma oficina de sua confiança par corrigir o problema.
Conferência das lâmpadas
As lâmpadas são essenciais para fornecer maior visibilidade e sinalizar o que está acontecendo. Transitar com lâmpadas queimadas, além de prejudicar os condutores de outros veículos, aumenta o risco de acidentes, sem contar que é uma infração de trânsito.
Dirigir à noite pode ser uma experiência tranquila e segura. Não se arrisque nas estradas escuras, mantenha-se atento, cuide do seu veículo e priorize a segurança de todos os usuários da via.