Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

e-2008: SUV elétrico é esperança de virada da Peugeot

De cara nova, e-2008 é a prévia de como ficará a versão a combustão; ambas chegam em breve ao mercado brasileiro

15 jul 2024 - 13h00
Compartilhar
Exibir comentários

Depois de pouco mais de um ano de sua apresentação na Europa, o Peugeot e-2008 de cara nova finalmente desembarca no Brasil.

E por aqui a marca francesa resolveu mostrar a configuração elétrica antes da versão a combustão, que também está prestes a estrear. Ambas as opções terão o mesmo visual, o que não acontecia antes. 

Isso porque o elétrico já era vendido em sua segunda geração desde 2022 - ou seja, o novo visual desse modelo inédito elétrico é apenas uma reestilização. 

Diferentemente do modelo com motor térmico, que só agora muda de geração e virá da Argentina - antes ele era feito em Porto Real (RJ).

Vale lembrar que o e-2008 chegará com importação diretamente de Vigo, na Espanha.

Novo Peugeot E-2008 GT
Novo Peugeot E-2008 GT
Foto: Stellantis/Divulgação

O que muda no e-2008

Começando pelo design, o SUV elétrico será o responsável por introduzir a nova identidade visual da Peugeot no mercado brasileiro.

O hatch 208, por exemplo, também vai ganhar traços semelhantes ainda este ano. As principais mudanças, contudo, se concentram na dianteira, com grade com efeito 3D e o novo logotipo.

O que mais chama a atenção são as luzes diurnas, que agora remetem à garra do leão, com três faixas verticais - antes,  elas tinham formato de dente de sabre.

Na traseira, as lanternas ganharam novos elementos, que também lembram três garras.

Na mecânica, o modelo traz motor dianteiro elétrico alimentado por uma bateria de maior capacidade, de 50 kWh para 54 kWh. Desse modo, o e-2008 ficou 22 cv mais potente, chegando a 158 cv. Já o torque se manteve em 26,5 kgf.m.

Também houve evolução em relação à autonomia, que passou de 236 km para 261 km, de acordo com os padrões do Inmetro. Segundo a Peugeot, agora o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos (1 segundo mais rápido que o anterior) e chega à máxima de 150 km/h, que é limitada eletronicamente.

As medidas, por sua vez, permanecem as mesmas: são 4,30 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,55 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. O porta-malas tem 434 litros de capacidade. E também há novas cores disponíveis no catálogo.

Novo Peugeot E-2008 GT
Novo Peugeot E-2008 GT
Foto: Stellantis/Divulgação

Interior e equipamentos

Disponível apenas na versão GT, o e-2008 muda pouco no interior se comparado ao antecessor. O acabamento tem tons escurecidos e detalhes que misturam plástico refinado, black piano e pespontos contrastantes.

Os bancos são revestidos de couro e Alcantara e trazem nova padronagem. Como destaque, o painel de instrumentos digital de 10" tem efeito 3D e novas telas, o volante compacto com o logo renovado e luzes ambientes, que podem ser configuradas.

Na lista de equipamentos há teto panorâmico, seis airbags, carregador de celular por indução (que ficou três vezes mais potente, de acordo com a marca), câmeras 360º e central multimídia com tela de 10,3" e conectividade com Apple CarPlay e Android Auto agora sem fio.

Há ainda uma série de sistemas de auxílio à condução, como alertas de ponto cego e de colisão, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), detector de fadiga, reconhecimento de placas, auxílio de farol alto e assistente de permanência em faixa com correção.

Novo Peugeot E-2008 GT
Novo Peugeot E-2008 GT
Foto: Stellantis/Divulgação

Ao volante

Nosso percurso ao volante do e-2008 foi de pouco menos de 5 km. Vamos contar somente como foram as nossas primeiras impressões a bordo do SUV elétrico.

Embora a posição de dirigir seja bastante agradável por conta do volante pequeno e com boa pegada e do banco do motorista confortável, há um detalhe que incomoda: dependendo de como você ajusta a altura da direção, atrapalha - e muito - a visualização do painel de instrumentos.

Isso não é um problema exclusivo do e-2008, mas fica bem evidente nesse caso.

Ao rodar, entretanto, o carro é bem ajustado, com suspensão macia, sem ser muito mole, e comportamento típico de um carro elétrico: arrancadas fortes, agilidade e desempenho bastante equilibrado.

São três modos de condução: Normal, Sport e Eco, com ajuste simples para mudar entre um e outro. Só que a diferença de performance, ao menos no trânsito da cidade, é quase imperceptível. Apenas no Eco dá para sentir um certo atraso, mas nada que comprometa o comportamento do carro. Quando fizermos o teste mais completo, vamos colocar essa característica à prova.

Se você chegou até aqui procurando o preço do novo e-2008, sinto informar que a Peugeot ainda não o revelou. Os valores só estarão disponíveis durante o lançamento oficial, que deve acontecer nas próximas semanas.

Novo Peugeot E-2008
Novo Peugeot E-2008
Foto: Stellantis/Divulgação
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade