Ele dirige, Ela dirige: Fiat Fastback na cidade e na estrada
O mesmo carro analisado pelo homem e pela mulher; veja as diferenças e a semelhanças de opinião sobre o novo SUV cupê da Fiat
Rodamos com o Fiat Fastback durante uma semana na cidade e na estrada. Foi uma boa oportunidade para avaliar o novo SUV cupê da Fiat em sua vida real. A versão avaliada foi a topo de linha Limited Edition Powered by Abarth, que tem motor 1.3 turbo flex de 180/185 cv (gasolina/etanol) e câmbio automático de 6 marchas.
Desempenho
Ele Dirige: Achei o Fiat Fastback um pouquinho mais “amarrado” do que da primeira vez que o dirigi, no lançamento do carro. Deve ser porque não estava ainda amaciado. Isso ocorreu especialmente em baixas rotações, porque, a partir de 2.500 giros, o Fastback anda muito.
Ela Dirige: Adorei o desempenho do Fastback. Eu nunca tinha dirigido um carro de passeio da Fiat com este motor, só havia experimentado a picape Toro. O carro “puxa” muito, é pisar no acelerador e ele vai mesmo. Eu tinha andado antes com o Honda HR-V de 126 cavalos e pude notar como 185 cavalos fazem diferença no desempenho!
Dirigibilidade
Ele Dirige: Eu prefiro carros baixos para dirigir, por isso coloquei o banco na posição mais baixa possível. A pegada do volante é excelente, consegui uma ótima posição de dirigir. Gostei especialmente da possibilidade de fazer trocas manuais pela alavanca, aumentando as marchas para trás e reduzindo para frente. Numa subida de serra pela Via Anchieta pude notar como isso é prazeroso no Fastback Limited Edition.
Ela Dirige: Uma das coisas que mais gostei no Fastback é que ele é altinho, um SUV mesmo. Gosto de ficar com o banco mais alto, para ter a melhor visibilidade. O volante pode ser ajustado em altura e em profundidade. Outra coisa que gostei muito foi do câmbio borboleta. Depois que aprendi a usar (já faz uns quatro anos), não quero outra coisa. É muito bom poder antecipar uma ou duas marchas para ultrapassar.
Conforto
Ele Dirige: Na minha opinião o Fiat Fastback ficaria melhor se tivesse os pneus com perfil mais alto. A suspensão está muito bem equilibrada entre conforto e estabilidade pela proposta do carro (SUV com toque de esportividade), mas os pneus muito baixos exigem atenção quando se roda em pisos ruins.
Ela Dirige: Quando vi o Fastback pela primeira vez fiquei impressionada com o tamanho do carro. Ele é lindo e grande. Por dentro, achei ele ok na frente, mas atrás acho que dois adultos não podem ser muito grandes. O porta-malas é ótimo, cabe muita coisa mesmo. Na rodagem achei o carro um pouco duro na cidade, achei que fosse a suspensão, mas depois vi que eram os pneus. Melhor andar com eles bem cheios.
Para quem indica
Ele: Eu indico o Fiat Fastback Limited Edition para qualquer pessoa que busca uma boa combinação de SUV compacto com grande porta-malas e busca muita potência para viagens longas.
Ela: Eu indico para meu irmão, que tem uma família com dois filhos jovens, pois eles vão adorar a inclinação do banco traseiro. Minha cunhada vai amar o porta-malas de 516 litros, pois não é fácil carregar quatro malas. E meu irmão vai adorar não só o design, mas também o desempenho do motor.