Em prol dos SUVs (e do e-2008), Peugeot e-208 sai de linha
Versão elétrica do hatch, que acaba de ganhar uma remodelação visual com quatro versões, não será mais ofertada no mercado brasileiro
Sai de cena o Peugeot e-208 GT, versão elétrica e mais esportiva do carrinho, para abrir espaço para o e-2008, SUV que será o único player da marca no segmento de carros elétricos de passeio
Lembra do Peugeot e-208 GT, aquele carrinho 100% elétrico bem ajeitado, bonito, esperto e urbano? Pois se você se lembra e não tem um, é bom ter boa memória: ele não está mais entre nós. O sobrenome GT será o da versão de topo da linha 2025, é verdade. Mas terá só motor turbo, sem qualquer tipo de eletrificação.
Isso porque a Peugeot deixou oficialmente de importar o modelo. Como lançou a linha 2025 sem falar sobre a versão elétrica, a marca foi questionada sobre o sumiço. E a resposta veio: oficialmente, ele não faz mais parte da gama de produtos da empresa.
Não adianta ter esperanças. Rafael Filon, chefe de marketing de produto da Peugeot na América do Sul, fez questão de deixar esse posicionamento claro ao ser questionado por mídias especializadas.
"A Peugeot vai focar só em um veículo de passeio elétrico e um comercial elétrico". Hoje, a marca já vende a versão 100% elétrica do furgão Expert - chamada de e-Expert, baseado no também elétrico Citroën e-Jumpy - e recentemente mostrou o e-2008, SUV com motor elétrico feito com base na nova geração do 2008.
O Peugeot e-208 GT, como era conhecido, foi apresentado em 2022 e tinha etiqueta salgada de R$ 276.990. E assim como outros players do segmento de carros elétricos, viu seu valor diminuir com o passar do tempo por dois grandes motivos: pelo baixo número de vendas e pelo bom custo-benefício apresentado por outros modelos que foram lançados depois - em sua maioria, chineses.
Ainda este ano, era possível encontrar o Peugeot e-208 GT pela bagatela de R$ 219.990.
O carrinho é bacana: vinha da Europa (e não da fábrica da Peugeot na Argentina), tinha motor de 136 cv e 26,5 kgfm de torque, além de bateria de 50 kWh. Podia arrancar de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos, chegar a 150 km/h e ainda tinha autonomia de cerca de 250 quilômetros. Em estações de recargas ultrarrápidas, tipo DC, ele podia recuperar até 80% da bateria em meia hora.