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Empresa cria bateria de carro elétrico que carrega em 5 min

Svolt mostra protótipo que pode revolucionar mundo do carro elétrico ao mesmo tempo em que revela outra com 300 km de alcance para híbridos

16 jul 2024 - 17h06
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Resumo
Uma empresa gigante chinesa de baterias criou novos modelos que prometem revolucionar o carro elétrico: imagine rodar mais de 1.000 quilômetros com uma carga e recarregar em 5 minutos?

Uma empresa chinesa gigantesca chamada Svolt apresentou em um evento nesta semana uma bateria feita de química de níquel-manganês-cobalto - ao estilo Blade, como a que é feita pela BYD - que seria capaz de fazer um carro elétrico percorrer mais de 1.000 km com uma só carga, durar mais de 1 milhão de quilômetros e ainda recuperar de 10% a 80% de sua energia em 5 minutos.

Essa bateria, tecnicamente, poderia suportar potências de carregamento de até 600 kWh. A Svolt a mostrou em um evento em Changzhou ao lado de outros dois modelos montados com as células do tipo "short blade".

Uma outra, um pouco menor, feita com química de lítio-ferro-fosfato, conseguiria fazer um carro ter a mesma autonomia e poderia ser recarregada de 10% a 80% em apenas 10 minutos. A vida útil seria de 3.500 ciclos.

Essa segunda bateria citada poderia ser recarregada com potência de até 250 kWh. Poderia não, pode: sua produção oficial deve começar em breve e os lotes iniciais estão previstos para o final deste ano.

Imagine poder rodar mais de 1.000 quilômetros com uma carga e ainda recarregar a bateria em apenas 5 minutos?
Imagine poder rodar mais de 1.000 quilômetros com uma carga e ainda recarregar a bateria em apenas 5 minutos?
Foto: BMW / Guia do Carro

Bateria para híbridos

Além dessas duas, a Svolt também apresentou uma bateria chamada "800 Volt 4C PHEV Dragon Armor" que, como o próprio nome diz, foi criada para modelos híbridos do tipo plug-in e tem arquitetura de 800 volts.

Também composta pela química entre níquel, manganês e cobalto, ela permitiria a um modelo plug-in rodar cerca de 300 quilômetros no modo puramente elétrico - hoje em dia, o alcance máximo desse tipo de híbrido é de pouco mais de 100 km.

Segundo a Svolt, essa bateria também está aprovada e começará a ser produzida a partir de 2025.

André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
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