Empresa cria bateria de carro elétrico que carrega em 5 min
Svolt mostra protótipo que pode revolucionar mundo do carro elétrico ao mesmo tempo em que revela outra com 300 km de alcance para híbridos
Uma empresa gigante chinesa de baterias criou novos modelos que prometem revolucionar o carro elétrico: imagine rodar mais de 1.000 quilômetros com uma carga e recarregar em 5 minutos?
Uma empresa chinesa gigantesca chamada Svolt apresentou em um evento nesta semana uma bateria feita de química de níquel-manganês-cobalto - ao estilo Blade, como a que é feita pela BYD - que seria capaz de fazer um carro elétrico percorrer mais de 1.000 km com uma só carga, durar mais de 1 milhão de quilômetros e ainda recuperar de 10% a 80% de sua energia em 5 minutos.
Essa bateria, tecnicamente, poderia suportar potências de carregamento de até 600 kWh. A Svolt a mostrou em um evento em Changzhou ao lado de outros dois modelos montados com as células do tipo "short blade".
Uma outra, um pouco menor, feita com química de lítio-ferro-fosfato, conseguiria fazer um carro ter a mesma autonomia e poderia ser recarregada de 10% a 80% em apenas 10 minutos. A vida útil seria de 3.500 ciclos.
Essa segunda bateria citada poderia ser recarregada com potência de até 250 kWh. Poderia não, pode: sua produção oficial deve começar em breve e os lotes iniciais estão previstos para o final deste ano.
Bateria para híbridos
Além dessas duas, a Svolt também apresentou uma bateria chamada "800 Volt 4C PHEV Dragon Armor" que, como o próprio nome diz, foi criada para modelos híbridos do tipo plug-in e tem arquitetura de 800 volts.
Também composta pela química entre níquel, manganês e cobalto, ela permitiria a um modelo plug-in rodar cerca de 300 quilômetros no modo puramente elétrico - hoje em dia, o alcance máximo desse tipo de híbrido é de pouco mais de 100 km.
Segundo a Svolt, essa bateria também está aprovada e começará a ser produzida a partir de 2025.