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Engenharia do Brasil corrigiu 966 problemas no BMW iX

Engenheiros locais da BMW foram responsáveis por parte importante do desenvolvimento do sistema de informação e entretenimento do SUV iX

25 fev 2022 - 11h16
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BMW iX: em pré-venda no Brasil por R$ 654.950.
BMW iX: em pré-venda no Brasil por R$ 654.950.
Foto: BMW/Divulgação

O BMW iX, que está em pré-venda no país, nasceu como o primeiro carro inteligente do Brasil, traz itens de conectividade e conveniência inéditos na indústria automotiva global e contou com colaboração fundamental do time de engenharia brasileiro. Segundo a BMW, os engenheiros locais foram responsáveis por parte importante do desenvolvimento de todo o sistema de informação e entretenimento do modelo.

Liderados por Herbert Negele, Diretor de Engenharia da BMW no Brasil, o time de engenheiros brasileiros foi o responsável por testar, validar e solucionar diversos problemas nos sistemas de entretenimento, comandos de toque, comandos por gestos, integração por aplicativos e interface de voz. “O Brasil apresenta excelente nível de profissionais e todos os tipos de topografias necessários pra desenvolver e validar sistemas mundiais”, disse Negele. “Além de apoiar os processos globais, também aprimoramos a evolução com comandos de voz no português usado no Brasil com foco nos clientes locais.”

Ao todo, foram reportados e corrigidos 966 problemas. A maior parte deles referente ao sistema de navegação, por conta das características das cidades brasileiras. Em segundo lugar no ranking de problemas corrigidos estão os comandos de voz. Com esse desenvolvimento, os sistemas que equipam o BMW iX funcionam de forma muito mais natural e fluida.

Time brasileiro foi responsável pela validação de diversos itens de tecnologia globais do modelo, incluindo interface, comandos por gestos, voz e interação homem-máquina.
Time brasileiro foi responsável pela validação de diversos itens de tecnologia globais do modelo, incluindo interface, comandos por gestos, voz e interação homem-máquina.
Foto: BMW

Um BMW X5 a diesel protótipo foi o veículo utilizado pelo time de engenharia para o desenvolvimento. Com todo o sistema eletrônico do iX, o modelo rodou por cerca de 40.000 km para executar as mais variadas testagens. A maior parte deles em Araquari, mas também ocorreram testes drives no Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Foram realizados, também, testes de bancada dos sistemas. Neste modo, os testes são feitos de forma sem a necessidade de condução, com frequência de 24 horas durante todos os dias da semana. Além de ajudarem no desenvolvimento, esses dados são utilizados no banco de dados do grupo e auxiliam os sistemas em todas as partes do mundo.

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