Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Entenda as diferenças entre híbrido leve, híbrido e híbrido plug-in

Afinal, quais são as diferenças entre os carros híbridos com as siglas MHEV, HEV e PHEV? Qual precisa ser carregado e quais valem a pena?

17 nov 2023 - 11h02
(atualizado às 11h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Carros híbridos são cada vez mais vendidos no Brasil, mas há diferenças entre eles
Carros híbridos são cada vez mais vendidos no Brasil, mas há diferenças entre eles
Foto: Toyota / Guia do Carro

Os carros híbridos estão cada vez mais presentes no dia a dia dos motoristas brasileiros. Mas há diferentes tipos de carros híbridos, por isso vale a pena saber as diferenças entre  híbrido leve, híbrido e híbrido plug-in.

Esses carros híbridos também são conhecidos por suas siglas: MHEV é o híbrido leve (Mild Hybrid Electric Vehicle), HEV é o híbrido completo (Hybrid Electric Vehicle) e PHEV é o híbrido plug-in (Plug-in Hybrid Electric Vehicle). Veja a seguir as características de cada um deles. 

Híbrido leve. Sigla: MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle)

Esses carros contam com uma bateria elétrica de baixa voltagem (normalmente 48V) para auxiliar na partida do motor a combustão e na velocidade de cruzeiro. A grande diferença é que os carros híbridos leves não tem tração elétrica, ou seja, eles dependem totalmente do motor a combustão interna para tracionar.

Caoa Chery Tiggo 5X Pro: híbrido leve é o mais barato, aumenta a potência e reduz CO2 na partida
Caoa Chery Tiggo 5X Pro: híbrido leve é o mais barato, aumenta a potência e reduz CO2 na partida
Foto: Caoa Chery/Divulgação

A bateria é carregada automaticamente nas frenagens, utilizando a energia gerada. Apesar de não tracionar o carro, o pequeno motor elétrico auxilia na entrega de potência e na economia de combustível. Ele também reduz as emissões de CO2 na hora da partida.

Híbrido. Sigla: HEV (Hybrid Electric Vehicle)

Também considerado um híbrido completo ou híbrido full, esses carros têm um, dois ou até três motores elétricos que trabalham em conjunto com o motor a combustão interna. Eles também têm tração elétrica, que pode ser independente, portanto estão num estágio superior ao dos híbridos leves.

Toyota Corolla Cross: híbrido completo não tem tração elétrica e é mais econômico na cidade
Toyota Corolla Cross: híbrido completo não tem tração elétrica e é mais econômico na cidade
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Os carros híbridos completos, entretanto, não podem ser carregados na tomada. E o motorista raramente consegue decidir qual motor deve entrar em funcionamento, pois é o sistema do carro (inteligente) que entrega potência de acordo com as solicitações do motorista no pedal do acelerador.

As tecnologias dos híbridos completos podem ser diferentes. O Toyota Corolla, por exemplo, tem mais potência no motor a combustão. Já o Honda Civic tem mais potência no motor elétrico. De qualquer forma, os carros híbridos costumam ser ainda mais econômicos do que os híbridos leves, especialmente na cidade.

A bateria desses carros é pequena e, por isso, eles rodam no modo puramente elétrico somente em manobras de estacionamento ou em baixíssima velocidade. A bateria é carregada automaticamente nas frenagens e na utilização do carro.

Híbrido Plug-in. Sigla: PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle)

Os carros híbridos plug-in são os mais próximos dos carros totalmente elétricos. Isso porque eles utilizam um ou dois motores elétricos de tração e permitem que o motorista decida se quer rodar no modo 100% elétrico, no modo híbrido ou somente com o motor a combustão. Eles têm regeneração de energia, mas precisam ser carregados na tomada.

Haval H6 Premium: híbrido plug-in precisa ser plugado na tomada, mas é o único que roda 100% elétrico
Haval H6 Premium: híbrido plug-in precisa ser plugado na tomada, mas é o único que roda 100% elétrico
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Uma das vantagens do híbrido plug-in é poder rodar entre 40 e 120 km somente no modo elétrico, pois a bateria tem maior capacidade do que a dos demais carros híbridos. Na prática, o híbrido plug-in é o único dos híbridos que pode ser chamado de elétrico, caso o motorista decida.

O híbrido plug-in é o mais caro e o mais versátil dos três. Para quem roda pouco na cidade, ele pode rodar anos sem abastecimento. Nesse caso, o motorista pode abastecê-lo somente quando vai fazer viagens. E, nesse caso, tem maior alcance do que alguns carros puramente elétricos.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade