Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Entenda como a Toyota está reduzindo a importância do Corolla

Com queda de 10% nas vendas globais, o Toyota Corolla está perdendo relevância para modelos SUVs (e isso é estratégia, mas há novos rivais)

29 mai 2023 - 17h30
(atualizado em 30/5/2023 às 15h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Projeção do Toyota Corolla 2025
Projeção do Toyota Corolla 2025
Foto: @theottle / Guia do Carro

Faz dois anos que o Toyota Corolla perdeu o título de carro mais vendido do mundo. Ele foi ultrapassado pelo Toyota RAV4. Com queda de 10% nas vendas globais, o Corolla fechou 2022 com 991,6 mil vendas.

E ele pode cair ainda mais, pois os últimos informes revelam que o Tesla Model Y – modelo 100% elétrico – ultrapassou os dois modelos japoneses nos primeiros meses deste ano. A queda do Corolla não ocorre por acaso; faz parte de uma estratégia da Toyota. Porém há novos rivais surgindo, como demonstra o crescimento do Model Y.

Ciente de que o mundo prefere os SUVs, que destruíram a carreira de muitos bons sedãs, a Toyota programou uma substituição do Corolla (sedã e hatch) por dois SUVs da casa: mais acima, pelo RAV4; mais abaixo, pelo Corolla Cross.

Em 2022, segundo o site Car Industry Analysis, o Toyota Corolla Cross foi o carro que mais cresceu no top 10 global: +221%. Em seguida veio o Tesla Model Y (+91%). O Corolla Cross já é o 8º colocado.

Os três modelos da Toyota utilizam nomes diferentes em alguns mercados asiáticos. O Corolla é vendido como Toyota Levin, o Corolla Cross também é chamado de Toyota Frontlander e o RAV4 usa o nome Wildlander.

O maior golpe contra o Corolla foi desferido pela própria Toyota ao lançar o Corolla Cross. O SUV usa a mesma plataforma e acabou roubando muitas vendas dos modelos sedã e hatch. No Brasil, a maioria dos clientes do Corolla Cross migrou do sedã.

Alguns analistas consideram que o Toyota Corolla tinha força suficiente para se manter muitos anos no topo, mesmo com a migração dos clientes para o segmento SUV. Mas a Toyota preferiu não arriscar, por isso decidiu que ela mesma criaria um carro para os “corollistas cansados da carroceria sedã”. Assim surgiu o Toyota Corolla Cross, que é um sucesso.

O Toyota Corolla Cross é atualmentre o 14º carro mais vendido do Brasil. O Toyota Corolla, que chegou a ficar entre os top 10 na pandemia, caiu para 20º lugar. Se quisesse, a Toyota venderia bem mais Corolla Cross, mas o Corolla sedã (ainda) é estratégico para a marca. Por isso, em maio, o Corolla sedã está com as vendas um pouco acima do Corolla Cross.

A expectativa é para saber como as vendas globais do Toyota Corolla vão se comportar nos próximos meses. Atualmente, somente o Nissan Sentra/Sylphy faz companhia ao Toyota Corolla como modelo da categoria C-Sedan (médio) no top 10 global.

A marca japonesa tem ainda o Toyota Camry (D-Sedan) entre os 5 carros mais vendidos do mundo, com uma queda bem menor nas vendas globais (-1%).

Diante do cenário de queda dos SUVs e do crescimento dos carros elétricos a bateria, a Toyota terá que reinventar o Corolla para a próxima década. Especialmente na parte interna, o Corolla parou no tempo. Já surgiram projeções do novo Toyota Corolla 2025, mas ele parece só uma evolução do que existe hoje.

Conheça o Mercedes-AMG G 63 neste vídeo de 1 minuto:
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade