Esqueça o Captur. Eis o novo SUV nacional da Renault
Enquanto o bonito (mas fracassado) Renault Captur sai de cena, discretamente surge um novo SUV nacional, já em produção pré-série
Esqueça o Renault Captur. Apesar de todo o esforço do fabricante francês, o SUV que era bonito por fora e Duster por dentro acabou fracassando no Brasil. Mas a Renault não chora nem queima vela pelo Captur, que teve a morte decretada com a Guerra da Ucrânia, pois era totalmente dependente do Renault Kaptur russo.
Em seu lugar a Renault já tem outro SUV. Parece ser mais leve, mais “pé no chão” e com linhas retas. Nada que lembre o Captur ou o Duster. Não tem nome ainda (na verdade tem, mas não foi revelado). E está em produção na fábrica de São José dos Pinhais, PR.
Segundo o site Automotive Business, a nova linha de produção “já está concluída e produzindo modelos pré-série para realização de testes”. A informação foi dada ao jornalista Bruno de Oliveira, do AB, pelo diretor da fábrica, Vagner Mansan.
As projeções desta matéria foram feitas pelo designer Kleber Silva, com base em imagens de patente da Renault publicadas na Europa pelo site AutoWeek. No mercado europeu o carro será a próxima geração do Dacia Stepway. A Renault havia informado ao Guia do Carro, durante o Salão de Paris 2022, que o novo Stepway exibido em Paris não viria para o Brasil. Agora sabemos o motivo.
É possível que no Brasil o carro se chame Stepway? Talvez. Há até quem diga que o carro pode se chamar Clio Stepway. Mas não consideramos que essa hipótese faça sentido, especialmente depois que o Renault Clio passou por uma transformação espetacular na Europa.
Por enquanto, o novo SUV que vai substituir o Captur (mas não no mesmo posicionamento, certamente mais embaixo na escala de preços) é chamado pela Renault de Projeto HJF.
Como os carros pré-série já estão em produção, o novo SUV da Renault deve surgir pronto no máximo no primeiro semestre de 2024. Ele faz parte do investimento de R$ 2 bilhões na fábrica paranaense. Junto com ele virá também um novo motor 1.0 turbo, o que tirará do novo modelo o peso que o Captur carregava nas costas: depender de um motor turbo importado da Europa (1.3 de 170 cv).
O novo SUV nacional da Renault deve competir com o Fiat Pulse, o Volkswagen Nivus e o futuro SUV do Onix, que engordará a linha Chevrolet no Brasil. Ele será montado na plataforma global CMF-B (Common Module Family categoria B), da Aliança Renault Nissan. Dela sairão os futuros carros da Renault para o Brasil.
E o preço? Ainda é cedo para dizer, especialmente porque existe uma leve tendência de queda nos preços, devido a algumas ações do governo e devido ao sumiço dos consumidores. Se fosse hoje poderíamos projetar algo entre R$ 85 mil e R$ 105 mil para as versões de entrada.