Esqueça o Corolla. Novo rival do Honda Civic é o VW Jetta GLI
Honda Civic Híbrido pode roubar clientes do VW Jetta por trazer propulsão mais moderna e ecológica, porém tem um detalhe que o complica
Durante décadas o rival direto do Honda Civic no Brasil foi o Toyota Corolla. Não é mais – por diferença de tecnologia e principalmente de preço (R$ 54.310 a mais). O alvo do Honda Civic Híbrido é o VW Jetta GLI, sedã médio que estava sozinho num patamar mais elevado de desempenho na categoria.
A briga entre o Civic Híbrido e o Jetta GLI é boa. E os clientes da Volkswagen não são tão fiéis quanto os da Toyota, por isso a Honda tem expectativa positiva para essa disputa.
Potência e desempenho
O Honda Civic e:HEV extrai de um motor elétrico de tração sua potência máxima: 184 cavalos com 315 Newton-metros disponíveis de forma imediata quando o motorista pisa no pedal do acelerador. Tem ainda um motor 2.0 de 143 cv com overdrive, de forma que acelera de 0 a 100 km/h em bons 7,8 segundos.
O Volkswagen Jetta conta com o poderoso motor 350 TSI 2.0 turbo de 231 cv e 350 Nm. Ganha em potência e torque (que surge em baixas 1.500 rpm). Assim, consegue ir de 0 a 100 em 6,7 segundos (é 1,1 segundo mais rápido). Na briga da velocidade, o Jetta GLI vence, pois chega a 249 km/h, enquanto o Civic Híbrido vai apenas até 180 km/h.
Consumo de combustível
Com um motor a combustão tão potente, o Jetta GLI se limita a fazer 9,9 km/l de gasolina na cidade e 12,2 na estrada. Leva um banho de economia do Civic Híbrido, que faz 18,3 km/l na cidade e 15,9 na estrada. Porém, é fácil rodar de forma mais econômica com o Civic, e isso dificilmente acontece quando se está ao volante do Jetta GLI.
Tamanho não é documento
O Honda Civic tem melhor aproveitamento de espaço do que o VW Jetta. Mesmo maior (4,747 m contra 4,679 m), o Jetta perde na distância entre-eixos (2,680 m contra 2,735 m) e tem apenas 15 litros a mais de porta-malas (510 litros contra 495). Além disso, o Civic é um tantinho mais largo do que o Jetta, mas perde na altura.
Guerra de tecnologia
O Honda Civic Híbrido tem 8 airbags e o Volkswagen Jetta GLI tem 6. O Civic tem alguns itens exclusivos: saída de ar no banco traseiro, retrovisor rebatível eletricamente, luz no porta-luvas e ajuste elétrico no banco do passageiro.
O VW Jetta GLI também tem itens exclusivos: alerta de tráfego traseiro cruzado, frenagem automática em manobras, câmbio borboleta, retrovisor com aquecimento, teto solar panorâmico, banco do motorista com memória e bancos com ventilação e aquecimento.
Multimídia e conectividade
O Civic vem com myHonda Connect (que permite operar pelo celular alguns sistemas do carro), ótima multimídia, cancelamento elétrico de ruídos e sistema de som premium com subwoofer.
O Jetta GLI também tem uma ótima multimídia e agrega itens como navegador por GPS, HD interno e leitor de cartão de memória.
O detalhe do preço
É no preço que o Volkswagen Jetta leva vantagem sobre o Honda Civic. A diferença entre os dois carros é de R$ 17.910, um detalhe que complica o argumento do vendedor da Honda. O Jetta GLI custa R$ 226.990. O Civic Híbrido sai por R$ 244.900.
Mas o preço não é tudo. Para quem busca um carro com motorização mais moderno e atitude ecológica, o novo Honda Civic e:HEV é mais atraente, apesar do preço bastante salgado.