Este é o enorme SUV 4x4 que a GWM fabricará no Brasil
Acabou o mistério em torno do inédito SUV que a chinesa GWM fabricará no Brasil: trata-se do Haval H5, que usa a plataforma da picape Poer
A montadora chinesa GWM revelou no dia 4 de julho o inédito SUV 4x4 de grande porte que será fabricado na plataforma da picape Poer. Trata-se do Haval H5, que será lançado oficialmente nesta segunda, 21 de agosto, com preço inicial de 150.000 yuans (cerca de R$ 102.000).
Com isso, acaba o mistério sobre o inédito SUV que a GWM fabricará no Brasil. O Haval H5 será posicionado como o maior SUV da Great Wall Motors de todos os tempos. Ele vai competir diretamente com o Toyota SW4 e o Chevrolet Trailblazer.
O SUV Haval H5 é enorme. Ele tem 5,190 m de comprimento, 1,905 m de largura, 1,835 m de altura e 3,140 m de distância entre-eixos. A distância mínima do solo é de 200 mm e ele pode atravessar áreas com água de até 600 mm de profundidade. Seu ângulo de ataque é de 25° e o ângulo de saída é de 22°.
Para dar uma ideia, o Toyota SW4, líder da categoria no Brasil, mede 4,795 e tem 2,745 m de entre-eixos. Para o mercado brasileiro, é possível que a GWM adote um design frontal diferente, mais próximos do Haval H6.
Trata-se de um SUV raiz, como ficaram conhecidos os veículos utilitários altos, quadrados, com carroceria sobre chassi. Um fato interessante sobre o Haval H5 é que ele era originalmente um SUV compacto lançado em 2010 na plataforma de picapes da GWM. Ele foi descontinuado em 2018 devido às baixas vendas.
Agora ele retorna com força, maior e muito mais moderno, reposicionado como o maior SUV da montadora chinesa. Visto de lado, o carro mostra seu grande volume na distância entre as colunas A e C. A GWM ainda não informou detalhes técnicos, mas ele deve carregar no mínimo 7 pessoas, podendo chegar a 8.
De acordo com a imprensa chinesa, o GWM Haval H5 terá um motor 2.0 turbo diesel com de 197 cv ou de 224 cv. Isso equivale a 145 kW ou 165 kW. No Brasil, o sistema será híbrido e é bem provável que a opção seja pelo motor de 224 cv. Na China, a transmissão será manual de 6 marchas. A versão híbrida usará o sistema Hi4 PHEV da GWM.