Estudante alemão cria versão off-road radical do "Ami da Opel"
O microcarro elétrico Rocks-e vai ganhar versão off-road radical, criada por um estudante alemão, vencedor do concurso promovido pela Opel
A Opel lançou, há algumas semanas, um desafio para talentos criativos e estudantes de design para que criassem seu próprio design divertido e irreverente do microcarro Rocks-e (versão da Opel para o Citroën Ami) para a iniciativa "Rocks-e Design Hack" – e a resposta foi surpreendente.
Jovens designers de todo o mundo participaram no concurso nas redes sociais. Com ideias e projetos que surpreenderam o júri composto por Florian Huettl, CEO da montadora, Mark Adams, vice-presidente de design, e pela influenciadora e especialista em automóveis, Jessica Thön.
O vencedor foi o alemão Lukas Wenzhöfer, estudante da Universidade de Design em Pforzheim/Baden-Württemberg, que convenceu o júri com a sua interpretação do Opel Rocks-e como um "Rocks e-xtreme", um elétrico todo-o-terreno. A Opel anunciou que vai produzir o projeto vencedor como um inédito Rocks-e. Uma novidade absoluta: a comunidade poderá acompanhar o processo de criação do concept "Rocks e-xtreme" por meio das redes sociais.
"Os diversos projetos de design extraordinários concebidos para o Opel Rocks-e mostram como o nosso inovador quadriciclo elétrico é uma inspiração em todo o mundo”, declarou Florian Huettl. “O enorme interesse e as ideias únicas provam o potencial da mobilidade elétrica e dos modelos pequenos e ágeis. O Rocks-e causa impacto e oferece diversão de condução sem emissões locais. Felicitamos Lukas Wenzhöfer e, ao mesmo tempo, agradecemos a todos os participantes do Design Hack por sua grande criatividade e empenho", completou.
Lukas Wenzhöfer se diz um fã do inovador veículo ligeiro há já algum tempo: "O Opel Rocks-e permite aos jovens desfrutarem de uma experiência de condução real. O meu conceito assume estes pontos e os leva ao extremo. A capacidade todo-terreno promove a sensação de liberdade para chegar a qualquer destino, e o aumento da esportividade promete mais prazer de condução para mostrar que a mobilidade elétrica é mais do que apenas uma solução consensual", explicou o estudante.
O projeto cria um veículo todo-terreno elétrico e divertido, com visual impactante. Rodas distintamente orientadas para o exterior para uma postura larga e sólida, suspensão com triângulos duplos na frente e, dependendo dos requisitos do terreno, molas e amortecedores adaptativos para cada roda, e ainda uma estrutura roll-bar em amarelo brilhante.
Finalmente, na traseira, o grande aerofólio com a inscrição em cor turquesa "e-xtreme" e o número "001" mostram que se trata de um veículo de dois lugares absolutamente único, elétrico a bateria, que cumpre um só objetivo: oferecer pura diversão de condução fora de estrada.
"Era importante para mim conseguir um bom equilíbrio entre detalhes interessantes e uma impressão geral pura, a fim de preservar o caráter básico do Rocks-e e de permanecer fiel à linguagem de design Opel, arrojado e puro", acrescentou o jovem estudante Lukas Wenzhöfer, de 26 anos de idade.