Estudo convence Hyundai a manter botões no painel do carro
Marca decidiu seguir caminho diferente em relação a outras fabricantes de automóveis, mesmo que o uso de telas táteis seja sempre mais comum
A Hyundai decidiu seguir um caminho diferente com relação ao design de seus painéis. Isso porque, a marca optou por manter botões físicos para algumas funções.
Essa decisão ocorre em resposta aos resultados de uma pesquisa da empresa, que apontou a preferência dos motoristas por controles físicos em vez de painéis com superfícies sensíveis ao toque.
Embora o uso de telas táteis seja cada vez mais comum - principalmente no caso de fabricantes como Tesla, Volvo, Xiaomi e BYD -, a pesquisa sugere que muitos usuários valorizam a praticidade e o acesso direto por botões.
A pesquisa foi realizada na América do Norte.
De acordo com a análise, os motoristas preferem os botões físicos para funções cotidianas, especialmente no ajuste da temperatura do ar-condicionado. "Não somos totalmente contra as telas sensíveis ao toque, mas alguns controles precisam estar ao alcance de forma intuitiva", afirmou Ha Hak-soo, chefe da divisão de design da Hyundai.
O executivo também destacou que, se a pesquisa fosse ampliada para outras regiões, o resultado seria semelhante. Isso porque, a necessidade de acessibilidade parece ser uma constante entre motoristas.
Inicialmente, a Hyundai chegou a se inspirar no sistema de entretenimento centralizado da Tesla, com comandos concentrados em uma grande tela.
Mas a marca reconsiderou a abordagem após reparar no feedback dos consumidores. "À medida que implementamos telas em nossos carros, também testamos controles por toque, mas percebemos que os usuários se frustravam ao tentar utilizar essas funções", explicou Hak-soo. Durante os testes, ficou claro que muitos motoristas ficavam irritados quando não conseguiam acessar rapidamente certos controles.
Mudanças em outras montadoras, além da Hyundai
A Hyundai não está sozinha na reavaliação. Montadoras como a Volkswagen também anunciaram revisão de seus painéis de toque após enfrentarem reclamações dos clientes.
Isso porque a decisão de substituir os botões por superfícies sensíveis gerou insatisfação, principalmente em funções de entretenimento e nos controles no volante. Agora, a Volks promete retomar um design mais prático, integrando botões físicos nas próximas gerações de seus veículos.
Essa tendência aponta para uma nova direção na indústria automotiva, na qual exista um equilíbrio entre tecnologia digital e funcionalidade prática. A Honda já vem adotando essa abordagem, como visto na nova geração do Fit lá fora, que substituiu os controles de toque do sistema de ar-condicionado por botões.