Executivo deixa futuro do VW Taos incerto: "repensando tudo"
Desenvolvimento do redesenho do modelo é suspenso, e VW "repensa tudo" nesse momento; SUV Taos não incomoda muito rivais em vendas
A Volkswagen, que está prestes a apresentar a versão 2025 da picape média Amarok no Brasil, pode atrasar a chegada de outro carro, desta vez o SUV Taos.
A montadora decidiu por suspender o desenvolvimento do redesenho do modelo, anteriormente prevista para chegar ao mercado no segundo semestre do 2025.
Segundo o presidente da VW Argentina, Marcellus Puig, durante entrevista, os planos mudaram. "Estamos repensando tudo", afirmou o executivo.
Além disso, afirmou se tratar de um momento difícil, entretanto, a possibilidade do retorno do projeto ainda existe. "Neste ano de crise, suspendemos o desenvolvimento do Taos para rever os custos. Mas os planos são de continuar produzindo o SUV por aqui. Depois do final do ano, voltaremos a conversar", afirmou.
Contudo, o executivo abre uma ressalva sobre a competitividade da planta de Puebla, no México, que também produz o SUV. Uma carga fiscal baixa torna "impossível de competir". Seja como for, o atual modelo reestilizado, que até já foi flagrado em testes no Brasil, deverá demorar a chegar.
Os anúncios referentes ao modelo deveriam ocorrer já no começo de 2025. Segundo Puig, discussões com a matriz para o plano de investimentos para o próximo ciclo de cinco anos continuam.
No mercado nacional, o VW Taos não "emplacou" nas vendas a ponto de incomodar rivais como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, líderes de vendas do segmento, e os chineses híbridos GWM Haval H6 e BYD Song Pro. Em julho, o SUV da VW vendeu 2.076 unidades.