Fábrica da Caoa completa 16 anos com 400 mil veículos produzidos
Unidade localizada em Anápolis (GO) emprega mais de 2,1 mil funcionários e produz modelos das marcas Caoa Chery e Hyundai
O grupo Caoa celebrou em abril 16 anos de atividades de sua fábrica, localizada no município de Anápolis (GO). Inaugurada em 2007, a unidade foi responsável pela produção de 400 mil veículos até hoje, de acordo com a empresa.
Com investimentos iniciais que ultrapassaram 1,2 bilhões de reais, a planta começou sua produção com o veículo comercial HR, líder de vendas durante os últimos 15 anos. Das linhas de montagem também saíram importantes veículos que marcaram gerações no Brasil como SUV Tucson, produzido a partir de 2010, que inaugurou o segmento de SUVs no País e logo se tornou o preferido dos consumidores brasileiros. Somente nos primeiros dez meses de mercado, foram comercializadas 15 mil unidades.
Em 2011, a Caoa anunciou a entrada em um novo segmento, dando início a produção do caminhão leve HD78. Na sequência, em 2013, foi a vez do IX35 ter suas primeiras unidades produzidas em solo nacional.
Com a produção da nova geração do Tucson no Brasil, a partir de 2016, o País tornou-se o único a comercializar as três gerações da família ao mesmo tempo: o Tucson, o IX35 e o New Tucson.
Em 2017, a Caoa Montadora também iniciou a produção do caminhão leve HD80, desenvolvido pelo time de engenheiros da empresa para ampliar ainda mais os atributos de qualidade, economia, fácil manutenção e excelente custo-benefício do seu antecessor, o HD78.
Grande parte do desenvolvimento desses novos produtos se deu graças à inauguração do Centro de Pesquisas e Eficiência Energética, em 2016, dentro do complexo. O Centro é fruto do resultado de um investimento de R$ 130 milhões, viabilizados também com recursos próprios.
O local é reconhecido como um dos mais completos da América Latina para o desenvolvimento, homologação e calibração de veículos e motores movidos a gasolina, etanol, diesel, plug-in híbridos, elétricos e híbridos a etanol.
Em 2017, a Caoa assinou uma cooperação estratégica com a Chery e deu início a produção dos SUVs Caoa Chery. Mais uma vez, a empresa comprovou sua capacidade de produzir veículos altamente qualificados e desejados pelo público brasileiro. Em apenas um ano da parceria, os números de vendas da marca cresceram mais de 130%.
Em novembro de 2020, dando continuidade na expansão da planta, o grupo Caoa anunciou investimentos de R$ 1,5 bilhão para o desenvolvimento de novos produtos e negócios, direcionados rumo ao processo de eletrificação no País.
De acordo com Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, presidente e CEO da Caoa, a fábrica chegou aos 16 anos com uma base muito sólida. “Ela foi a concretização de um sonho ousado que meu pai idealizou e, hoje, compete a nós dar continuidade a esse projeto que é desenvolver e produzir em nossa planta um novo carro 100% brasileiro”, afirmou.
“Meu pai viveu a maior parte de sua vida se dedicando exclusivamente à Caoa e a fábrica fez crescer ainda mais a importância da empresa para o Brasil. Nesses últimos anos, produzimos não somente veículos, mas contribuímos para o crescimento de uma região, melhoramos a vida de várias famílias, capacitamos muitos profissionais e trabalhamos para deixar nossa marca de forma positiva no estado de Goiás”, completou.
Atualmente a Caoa Montadora emprega mais de 2,1 mil colaboradores, sendo que, 9 em cada 10 funcionários são moradores da região e muitos deles fazem parte do quadro de funcionários desde 2007.
Além dos empregos diretos, a empresa é responsável por cerca de 25 mil postos indiretos. Ela ocupa uma área de 172 mil m² e tem capacidade para montar 150 mil veículos por ano.
Atualmente são produzidos na planta os modelos Tiggo 5X Pro, Tiggo 7 Pro Max Drive e Tiggo 8 Max Drive, além dos híbridos flex Tiggo 5X Pro Hybrid e Tiggo7 Pro Hybrid, da Caoa Chery, além dos Hyundai New Tucson e HR.