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Fábrica da Fiat em Betim faz 48 anos e vai fazer híbridos

Complexo começou com o Fiat 147, em 1976, e até hoje produziu mais de 17,5 milhões de veículos; polo de Betim (MG) agora fará híbridos

11 jul 2024 - 16h01
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Uma das mais importantes plantas do Grupo Stellantis completa 48 anos de existência este ano. Trata-se do Polo Automotivo de Betim (MG), inaugurado no dia 9 de julho de 1976 - que foi a primeira fábrica da Fiat no Brasil.

Na época, o complexo foi responsável pela produção do Fiat 147, que depois tornaria-se o primeiro modelo movido a etanol feito em série no país, fato que completa 45 anos este ano.

Já deixaram a planta mais de 17,5 milhões de veículos, para o Brasil e outros 37 mercados - já são mais de 4 milhões de unidades exportadas.

A unidade produz seis modelos da Fiat: a picape Strada, Argo, Mobi, Pulse, Fastback e Fiorino, além do Peugeot Partner Rapid e da Ram 700, versão rebatizada da Strada feita para outros mercados.

Atualmente, o complexo conta com 120 fornecedores e emprega 16 mil pessoas - mais da metade da força de trabalho da Stellantis na América do Sul.

Na planta também são construídos os motores Fire, Firefly e GSE Turbo - trata-se do maior centro de produção de conjuntos motrizes da América Latina.

Polo Industrial de Betim fará híbridos da Fiat

As instalações se preparam para um novo desafio: a expansão da produção de sua linha de motores, incluindo a produção de conjuntos híbridos, chamados Bio-Hybrid.

Em evento na fábrica de Betim (MG), o presidente do grupo Stellantis para a América Latina, Emanuele Cappellano, anunciou um investimento de R$ 14 bilhões. O evento, que contou com a participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, marcou o maior valor já investido na história da unidade.

Além de trazer uma nova linha de motores, o investimento elevará a atual capacidade de produção. Assim, a fábrica passará de 750 mil unidades por ano para 1,1 milhão de motores anuais.

Para isso, a montadora investirá R$ 454 milhões e contratará 600 novos funcionários, passo estratégico, já que os motores da fábrica mineira equiparão os carros eletrificados do grupo. O primeiro modelo com a tecnologia Bio-Hybrid deve chegar ainda neste segundo semestre.

Por fim, futuramente, a fábrica também fará modelos globais com a plataforma STLA, evolução da atual CMP. Isso inclui nomes como o Fiat Grande Panda, e as novas gerações de modelos como Pulse, Strada e Fastback.

Fiat Pulse será um dos primeiros modelos do Grupo Stellantis feito no Brasil e com tecnologia híbrida
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Foto: Divulgação Fiat
Estadão
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