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Falha no sensor de temperatura coloca motor do carro em risco

Segundo especialista, a falta de manutenção preventiva do sensor de temperatura do motor pode resultar em grandes prejuízos financeiros

27 jul 2024 - 06h00
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Sensor de temperatura da Bosch: uma peça pequena, mas muito importante
Sensor de temperatura da Bosch: uma peça pequena, mas muito importante
Foto: Bosch / Guia do Carro

Pequeno, mas de grande importância para o funcionamento do motor, a função do sensor de temperatura vai além de auxiliar o sistema de arrefecimento do carro, e manter essa peça em dia pode evitar muitos prejuízos.

A principal função do sensor de temperatura é o controle da oscilação da temperatura do motor do carro, e quando a temperatura apresenta variações é onde aparece uma luz no painel.

“É muito importante sempre checar essa peça na manutenção preventiva, evitando assim, o risco de perda do cabeçote ou até mesmo um comprometimento de todo o bloco do motor”, diz a especialista em mecânica de automóveis e gestora da Na Oficina, Luciana Félix.

“Esse sensor de temperatura fica ali justamente para controlar a temperatura e indicar se está havendo algum vazamento ou não”, afirma Luciana.

Pelo fato de o sensor de temperatura ficar escondido, muita gente acaba deixando passar batido um ponto muito importante: a vida útil dessa peça. “O sensor de temperatura tem uma vida útil, e geralmente com 30 mil quilômetros já é necessário analisar como está seu funcionamento”, diz.

Para ter certeza da vida útil do sensor, Luciana recomenda sempre conferir o manual do carro, visto que cada montadora tem essa especificação discriminada no manual. “Analisar isso traz segurança e economia financeira, evitando assim, uma perda precoce do cabeçote por superaquecimento”, enfatiza Luciana.

“Essa peça é uma peça que muitas pessoas não têm conhecimento e que vai fazer toda a diferença para um bom funcionamento e um bom desempenho na parte do sistema de arrefecimento. Por isso, sempre recomendo uma oficina de confiança para que você possa trabalhar com a manutenção preventiva, não só no sensor de temperatura, mas em todo o sistema de arrefecimento”, finaliza Luciana.

Guia do Carro
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