Fastback Abarth, novo SUV esportivo da Fiat, estreia e empolga
Já dirigimos na pista o inédito Fastback Abarth , segundo carro esportivo da Fiat produzido em Betim, MG, que surpreende no preço
O Fastback Abarth, no fundo, no fundo, é um Fiat Fastback com design, suspensão e direção esportivos, certo? Sim, mas vê-lo só por esse ângulo seria reduzir o fascinante produto que acaba de sair da fábrica de Betim, MG. O Fastback Abarth é um legítimo carro esportivo, bom em (quase tudo) e com preço surpreendente.
O fato de a Stellantis optar por chamá-lo de “Fastback Abarth” e não de Abarth Fastback dá a entender que se trata apenas de uma versão esportiva da linha Fiat Fastback. E isso é perigoso, pois algum desavisado pode achar que “Fastback Abarth” é apenas uma decoração como o Onix RS e o Polo GTS, das rivais Chevrolet e Volkswagen.
Na Itália, para não deixar dúvidas, o nome Abarth vem antes do nome do modelo, que são todos da Fiat. A linha Abarth, aliás, nem é citada no site da Fiat italiana. No Brasil, por enquanto, Abarth ainda não mereceu o status de marca. Mas vamos falar do carro, que já dirigimos na pista da Fazenda Capuava, no interior de São Paulo.
O Fiat Fastback Abarth (vamos chamá-lo assim, para incentivar a Stellantis a assumir a marca) tem o mesmo motor 1.3 turbo de 185/180 cv de potência (etanol/gasolina) e 270 Nm de torque. A transmissão é automática sequencial de 6 marchas com trocas na alavanca e na borboleta. O carro empolga, pois está muito bem acertado em termos de suspensão, direção e freios.
Graças à relação peso/potência de apenas 7 kg/cv e ao torque disponível em baixas rotações (1.750 rpm), ele é meio segundo mais rápido do que o Fastback Limited Edition. Com uma sonorização empolgante do motor no modo Poison (botão Sport), o Fastback Abarth acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos e chega a 220 km/h.
Sua frenagem é muito boa também, embora a Fiat tenha recebido críticas, no evento de lançamento, por não dotar o carro de freios a disco na traseira. Tecnicamente, não era necessário, pelo peso e velocidade máxima do carro. Serviria apenas para encarecer o projeto e o preço final, que ficou atraente: R$ 159.990.
Como um carro superior ao Fastback Limited Edition pode custar menos do que a versão topo de linha? Provavelmente o Fiat estava muito caro, pois seu preço baixou R$ 8.000, para R$ 154.490. E o Fiat Fastback Abarth custa exatos R$ 10.000 a mais do que o Fiat Pulse Abarth (R$ 149.990).
Aliás, o Fastback esportivo ficou melhor do que o Pulse esportivo. De cara pelo design. Ao contrário do Pulse Abarth, que tem enormes alargadores de paralama na cor preta, enfatizando seu caráter SUV, no Fastback Abarth a cor da carroceria avançou muito mais, a linha preta é bem mais discreta. Assim, o carro visualmente se tornou menos SUV e mais esportivo, mais estradeiro.
As rodas pretas, aro 18, com um discreto fio vermelho próximo aos pneus bem largos (Goodyear 215/45 R18) também ajudaram no visual. Pela primeira vez o Fastback não pareceu um veículo desproporcional. O Fastback Abarth começa a conquistar pela beleza. O carro é oferecido em apenas quatro cores: Branco, Preto, Cinza e Vermelho. O teto é sempre preto.
Este Fiat que não tem nenhum logotipo da Fiat, mas tem sete logotipos da marca do escorpião e a palavra ABARTH bem forte na traseira, foi feito com muito capricho. Há inúmeros detalhes, como a dupla ponteira de escapamento, o difusor traseiro preto, o ronco do motor, a grade bem trabalhada, as lanternas traseiras bem largas, o aerofólio pintado de preto e todos os caprichos do interior.
Mas o melhor é que o carro anda muito. Faz curvas com grande estabilidade. É bem equilibrado, mesmo com tração dianteira. Tem a suspensão bem dura, a direção direta, menor altura do solo e redução de peso em alguns itens. As rodas, por exemplo, pesam 5 kg a menos do que as do Fiat Fastback Limited Edition.
As suspensões garantem mais estabilidade e ótima dirigibilidade, com menor rolagem e menor altura de solo (5 mm a menos em relação ao Fastback Limited Edition). As molas ficaram mais rígidas e os amortecedores até 21% mais estáveis. Já a suspensão dianteira ganhou nova geometria, o que também ajudou no comportamento dinâmico aprimorado.
O carro melhorou a aderência em 7% e conseguiu a marca de 1g na prova de aceleração lateral, o que é um número muito bom para a categoria e, principalmente, para a altura mínima do carro, que tem 215 mm de vão livre (afinal, é um SUV cupê, lembre disso).
A esportividade se faz presente também no pedal do acelerador, que teve o curso reduzido em 49%, de forma que basta uma leve pressão do pé direito para que o carro já “acorde”. Muito interessante também é o barulho do escapamento “estourando” quando o motorista reduz a velocidade no modo Poison.
O motorista tem ótima posição de dirigir, um painel de instrumentos digital de 7” digno de um carro esportivo. Há indicação da pressão do turbo e até marcação da força g obtida nas curvas. Além, é claro, da multimídia de 10” com toda a conectividade dos carros modernos e serviços conectados da Fiat.
O Fiat Fastback Abarth vem também com os principais itens do sistema de segurança Adas, como alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa com correção ativa e comutação automática do farol alto. Um ponto muito negativo, entretanto, é a ausência de airbags para os passageiros do banco de trás.
O Fastback Abarth é um carro que agraga muito valor à marca Fiat. É uma pena que a montadora italiana não assuma de uma vez o nome Abarth. Ou então, que o chame de Fiat Fastback Abarth. Afinal, na lista de preços, o nome Fiat some. Mas em nenhum lugar o nome da marca vem depois do nome do carro.
Segundo a Stellantis, o Fastback Abarth tem a missão de aumentar em 10% o volume de vendas do Fiat Fastback, da mesma forma que ocorreu com o Fiat Pulse Abarth. Quanto à pergunta do título – "esportivo mesmo ou puro marketing da Fiat? –, eis a resposta: o Fastback Abarth é esportivo. Mesmo.
Desempenho e consumo
0 a 100 km/h: 7s6 (e) e 8s0 (g)
Velocidade máxima: 220 km/h (e) e 219 km/h (g)
KML cidade: 7,2 (e) e 10,3 (g)
KML estrada: 9,3 (e) e 13,1 (g)
Preços do Fiat Fastback
Fastback Turbo 200 AT - R$ 121.990
Fastback Audace Turbo 200 Flex AT - R$ 138.990
Fastback Impetus Turbo 200 Flex AT - R$ 150.990
Fastback Limited Edition Turbo 270 Flex AT - R$ 154.490
Fastback Abarth - R$ 159.990