Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Faz sentido a Nissan mudar o nome do Kicks para mantê-lo vivo?

ANÁLISE: Segundo reportagens da mídia especializada, Nissan Kicks pode ter um futuro nada convencional

18 jul 2024 - 15h00
Compartilhar
Exibir comentários
Nissan Kicks é um dos quatro SUVs mais vendidos no Brasil, mas pode ter outro nome
Nissan Kicks é um dos quatro SUVs mais vendidos no Brasil, mas pode ter outro nome
Foto: Garagem 360

O Nissan Kicks nunca fez tanto sucesso no Brasil. Atualmente, é o quarto SUV mais vendido do país e só este ano já emplacou mais de 28 mil unidades. Mas a Nissan vai ter que mexer em time que está ganhando.

Como o Guia do Carro noticiou em 20 de março, o Kicks atual não vai sair de linha quando o Kicks da nova geração chegar, em 2025. Mas agora surge a notícia de que a Nissan pretende fazer um movimento incomum.

Segundo a revista Auto Esporte, o Kicks atual vai mudar de nome. Mas faz sentido a Nissan mudar o nome do Kicks para mantê-lo vivo? 

Faz. Desde que mude para Kicks V-Drive, Kicks Classic ou coisa assim. Porém, segundo a reportagem de Auto Esporte, replicada em outras mídias, a mudança será maior. Além de mudanças no design frontal e traseiro, o Kicks terá um nome inédito.

Então teríamos o Novo Kicks com motor 1.0 turbo de 125 cv (do Renault Kardian) e um design totalmente inédito, com plataforma inédita compartilhada com a Renault, posicionado acima do Kicks atual, e o Kicks atual com o mesmo motor 1.6 aspirado de 116 cv, câmbio CVT e... outro nome. 

Novo Nissan Kicks 2025: revelado nos Estados Unidos, chega ao Brasil no próximo ano
Novo Nissan Kicks 2025: revelado nos Estados Unidos, chega ao Brasil no próximo ano
Foto: Nissan/Divulgação

A Nissan teria concluído que somente colocar um adereço no nome Kicks não lhe daria vida longa. Será? Na própria Nissan, o antigo Versa virou Versa V-Drive e é o carro mais vendido do México, onde convive com a atual geração.

A mesma tática foi usada no Brasil, mas durou pouco. Culpa do nome? Não. Culpa da falta de convicção da própria Nissan em bancar um bom sedã com preço mais acessível. Basta ver que na Hyundai o Creta antigo ainda convive (bem) com o Creta Nova Geração. Juntos, disputam a liderança do segmento SUV com o Volkswagen T-Cross.

Se a Nissan mudar o nome do Kicks atual e ao mesmo tempo descaracterizar seu clássico design, vai dar um tiro no pé. Além de profanar o belo design do mestre Shiro Nakamura, vai oferecer ao mercado um nome desconhecido do consumidor brasileiro.

Podcast: Nissan Kicks terá sua hora da verdade com duas gerações:

Na prática, se inventar demais, a Nissan estará, de fato, lançando dois carros ao mesmo tempo. Tira do mercado um SUV que o público acolheu, coloca em seu lugar um novo que terá de passar pelo crivo do consumidor e ainda dobra a aposta num nome novo. É muita coisa ao mesmo tempo para o público absorver.

Não seria mais fácil manter o Nissan Kicks atual como está e batizar o que está chegando de New Kicks, Novo Kicks, Big Kicks ou algo assim? Ou, melhor ainda, rebatizar o modelo atual de forma simples, como Kicks Classic, Kicks Vintage, Kicks V-Drive? 

Vamos ver como o mercado vai reagir a esse duplo movimento da Nissan, que, aliás, continua devendo o Kicks e-Power, com um interessante sistema híbrido que faria o SUV compacto rodar de 25 a 30 km/l de gasolina. Quem sabe não estreia no novo Kicks.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade