Ferrari 12Cilindri chega ao Brasil com motor V12 de 830 cv
Superesportivo V12 aspirado tem apenas uma unidade no Brasil, e preço aumenta com personalizações; Ferrari 12Cilindri gira até 9.500 rpm
O mais recente lançamento da Ferrari desembarcou oficialmente no Brasil. Trata-se do esportivo 12Cilindri (dodeci cilindri), um cupê (chamado pela marca de berlinetta) de dois lugares, que como o próprio nome sugere, tem doze cilindros em V, capazes de entregar 830 cv e 69,1 kgfm de torque.
Um Grand-Tourer que ainda usa o famoso V12 dianteiro, e também o único na marca atualmente a contar com essa configuração.
Com inspiração nos modelos feitos entre os anos 1950 e 1960, o cupê gira a até surpreendentemente altos 9.500 rpm, mesmo entregando 80% do torque total já a 2.500 rpm. Assim, com números de potência nada discretos, o modelo faz de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, e um 0 a 200 km/h em 7,9 segundos.
Para completar tais números, o cupê tem velocidade máxima de 340 km/h. Certamente valores nada modestos para um V12 aspirado, sem qualquer tipo de hibridização. Ainda falando de atributos mecânicos, o motor usa pistões ultraleves de liga de alumínio, bielas de titânio e virabrequim rebalanceado. Essas peças diminuem o peso dos componentes mecânicos, e tornam a resposta mais suave.
Ferrari 12Cilindri pode ultrapassar R$ 8 milhões
Assim, com perfil refinado, mas agressivo, o modelo destaca-se pelo longo capô, algo clássico dos modelos GT, que também abriga o V12. Segundo a marca, o interior do 12Cilindri garante altos níveis de conforto mesmo em viagens longas, tanto para o motorista quanto para o passageiro.
A sensação de espaço e luminosidade é realçada pelo teto de vidro, pelos materiais e detalhes nobres. Além da tela central que une a tela do motorista, e uma terceira instalada na área do passageiro.
Seja como for, tamanho luxo e desempenho tem um preço. E que certamente não é um trocado que caiba no bolso de qualquer um: exatos R$ 7,9 milhões. O valor, nada pequeno, pode subir ainda mais se o proprietário decidir por personalizar o hipercarro italiano, mudando opcionais como pintura, estofamento, rodas e afins.
Tanto o valor quanto o carro em si reforçam o slogan usado para o modelo: "para apenas alguns".
