Ferrari revela esportivo exclusivo SP48 Unica com 720 cv
Projetado exclusivamente para um comprador, novo Ferrari SP48 Unica é baseado no modelo F8 Tributo e terá apenas uma unidade produzida
Um superesportivo para quem quer exclusividade acima de tudo. A Ferrari revelou na última quinta-feira (5) o novo SP48 Unica. O novo modelo faz parte do programa especial One-Off da montadora italiana, que trata de criações exclusivas e com design personalizado para clientes individuais – e bastante endinheirados. Como o próprio nome já diz, o novo Ferrari SP48 Unica terá apenas uma unidade produzida, com 720 cv de potência.
Baseado no modelo F8 Tributo, o Ferrari SP48 Unica ganhou algumas modificações visuais para se diferenciar do superesportivo convencional. Dentre as novidades, o SP48 Unica traz faróis de LED redesenhados e com novo formato, um novo capô com duas entradas de ar e um para-choque com elementos tridimensionais. De acordo com a Ferrari, o desenvolvimento do carro envolveu a criação de protótipos e técnicas de modelagem em 3D.
Outro destaque do Ferrari SP48 Unica é a transição entre os elementos na cor preta – janelas, teto e tampa do motor para a tonalidade vermelho alaranjado da carroceria. Na lateral, a Ferrari reduziu a área envidraçada do F8 Tributo no SP48 Unica, que perdeu a janela traseira. Na parte de trás, chama a atenção a tampa do motor, que é feita de uma única peça de fibra de carbono de grandes dimensões.
Ela traz um spoiler integrado e duas entradas de ar. De acordo com a montadora italiana, a intenção foi criar um design que parecesse esculpido de um único bloco. Fechando o conjunto, as lanternas de LED adotam um formato fino e integrado às saídas de ar do motor. Logo abaixo, há duas saídas de escapamento ovais.
Por dentro, o Ferrari SP48 Unica recebeu revestimentos em tecido Alcantara na cor preta e detalhes de acabamento em fibra de carbono preto fosco, além de costuras na cor laranja. Assim como o Ferrari F8 Tributo, o SP48 Unica tem capacidade para apenas duas pessoas. Sob o capô, o Ferrari SP48 Unica manteve o motor central V8 3.9 biturbo a gasolina do F8 Tributo.
Ele oferece 720 cv de potência e 770 Nm de torque, e é associado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas. Apesar da Ferrari não ter divulgado o desempenho do novo esportivo, o SP48 Unica deve oferecer números próximos aos do F8 Tributo, que acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 340 km/h.
Com apenas uma unidade produzida, o Ferrari SP48 Unica não teve o preço divulgado pela montadora italiana. No entanto, é provável que a quantia desembolsada pelo comprador anônimo tenha sido bem maior do que os US$ 280 mil dólares (cerca de R$ 1,4 milhão) cobrados pelo F8 Tributo convencional.