Ferrari revela novo conversível híbrido 296 GTS de 830 cv
Versão conversível do 296 GTB, novo Ferrari 296 GTS chega a até 330 km/h de velocidade máxima e pode rodar até 25 km em modo 100% elétrico
A Ferrari apresentou nesta terça-feira (19), a versão conversível do 296 GTB. Assim como a versão cupê, o novo Ferrari 296 GTS traz um motor V6 híbrido plug-in de 830 cv. Com linhas inspiradas no histórico modelo 250 LM de 1963, o novo Ferrari 296 GTS será concorrente do também híbrido McLaren Artura, e deve chegar ao mercado europeu ainda este ano.
Assim como na versão cupê, o grande destaque do novo Ferrari 296 GTS é o inédito motor V6 2.9 biturbo de 663 cv, que é associado a um motor elétrico de 167 cv. Juntos, eles oferecem uma potência combinada de 830 cv e 740 Nm de torque. Sempre com um câmbio automatizado de 8 marchas, o Ferrari 296 GTS acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos (7,6 segundos para os 200 km/h), e atinge uma velocidade máxima de 330 km/h.
Mesmo com o peso extra do conjunto híbrido e dos reforços estruturais na carroceria, o Ferrari 296 GTS pesa 1.540 kg – com uma excelente relação peso-potência de apenas 1,86 kg/cv. Em comparação com a versão cupê 296 GTB, o novo Ferrari 296 GTS pesa apenas 70 kg a mais. Equipado com uma bateria de 7,45 KWh instalada sob o assoalho, o novo Ferrari 296 GTS oferece quatro modos de condução -- eDrive, Hybrid, Performance e Qualify -- cada um deles com um modo de funcionamento diferente.
O primeiro utiliza apenas o motor elétrico para movimentar o carro, com uma autonomia de 25 km. Já o segundo utiliza os dois motores ao mesmo tempo, entregando potência de acordo com a necessidade do condutor no momento. Por fim, os dois últimos exploram ao máximo o conjunto para oferecer o melhor desempenho possível para o 296 GTS.
Por fora, o novo Ferrari 296 GTS traz linhas inspiradas no modelo 250 LM, que venceu as 24 Horas de Le Mans de 1963. Há também elementos parecidos com o superesportivo híbrido SF90 Stradale, como o formato das lanternas traseiras e o formato dos vidros. O 296 GTS aposta em linhas sóbrias e visual musculoso. Na dianteira, os faróis de formato angular são de led e contam com um prolongamento em duas entradas de ar no capô.
Na lateral, há um vinco marcante que surge na altura dos retrovisores e segue até a entrada de ar logo após as portas. As rodas são de 20’’, e podem ser de fibra de carbono, 8 kg mais leves do que as convencionais de liga-leve. Na traseira, o novo Ferrari 296 GTS conta com lanternas de led e um spoiler integrado ativo, além de extratores de ar na parte inferior do para-choque.
O modelo também conta com saídas duplas de escapamento em posição central. A única mudança estética do novo Ferrari 296 GTS em relação ao modelo 296 GTB é a capota rígida retrátil, que pode ser ativada com o veículo em movimento até 45 km/h e se abre ou fecha em 14s.
Por dentro, o novo Ferrari 296 GTS novamente conta com inspiração no irmão maior SF90 Stradale. O interior conta com visual minimalista e traz painel de instrumentos digital, além de comandos sensíveis ao toque voltados para o motorista. Há ainda uma pequena tela que exibe informações no lado do passageiro. O modelo conta com capacidade para dois ocupantes. Há ainda como opcional o pacote Assetto Fiorano, que traz equipamentos para reduzir o peso e pintura especial inspirada no modelo 250 LM.
As primeiras unidades do novo Ferrari 296 GTS devem ser entregues aos clientes até o início de 2023. Até o momento, a montadora italiana não divulgou os preços de seu novo conversível. Eles devem ficar um pouco acima da versão cupê, em torno dos 300 mil euros (cerca de R$ 1,5 milhão). O novo Ferrari 296 GTS deve chegar ao Brasil um pouco depois do lançamento na Europa. Ainda este ano, a Ferrari se prepara para o lançamento do inédito SUV Purosangue.