Fiat Cronos vai ganhar versões 1.0 básica e 1.3 CVT
Fiat prepara duas novidades para o sedã compacto Cronos: uma para a faixa de entrada e outra mais sofisticada e automática
A Fiat deverá anunciar novidades para a linha Cronos em breve. O sedã compacto - que é produzido na Argentina - terá duas missões distintas no mercado brasileiro: a primeira será substituir o Fiat Grand Siena, que saiu de linha; a segunda será se aproximar dos novos Honda City e Toyota Yaris.
Para substituir o Grand Siena, o Fiat Cronos ganhará uma versão bem básica com o motor 1.0 Firefly de 3 cilindros. Este motor desenvolve 72/77 cv de potência (gasolina/etanol), mas deve perder um pouco de cavalaria para se adaptar às novas normas do Proconve (PL7). O câmbio será o manual de 5 marchas.
O Cronos 1.0 terá apenas uma versão e virá com itens considerados obrigatórios pelos consumidores, como ar-condicionado, direção assistida (elétrica) e travas/vidros elétricos (dianteiros), mas não terá itens mais tecnológicos e que demandam semicondutores, como controles de tração e estabilidade.
A ideia da Fiat é que o Cronos consiga herdar os mais de 15 mil clientes do Siena, que registrou 15.355 unidades no ano passado e ficou em 6º lugar no ranking dos sedãs compactos.
Fiat Cronos Automático
Na parte mais elevada do segmento, a Fiat vai equipar o Cronos 1.3 com o novo câmbio automático CVT de 7 marchas. O novo Fiat Cronos 1.3 AT (este será o nome, apesar de o câmbio ser CVT) estará disponível na versão Precision. Ele substitui as versões topo de linha que eram equipadas com motor 1.8 e câmbio AT6.
É possível que o Cronos 1.3 AT tenha também a versão HGT, com design esportivo. As rodas devem ser de 16” nas duas versões. O motor 1.3 Firefly da Fiat desenvolve 98 cv de potência com gasolina e 107 cv com etanol. Ele já está adaptado para as regras do PL7.
O Fiat Cronos ficou em 3º lugar no ranking dos sedãs compactos no ano passado, com 27.887 vendas. Atualmente o Cronos tem apenas duas versões, ambas com motor 1.3: básica por R$ 82.490 e Drive por R$ 87.990. A dura missão do Cronos 1.3 AT será tornar a Fiat mais competitiva perante os novos Honda City e Toyota Yaris.