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Fiat Grande Panda: ele vai aposentar o 500e no Brasil?

Revelado esta semana na Europa com opções de motorização híbrida e 100% elétrica, modelo tem tudo para ser o novo EV mais acessível da Fiat

30 jan 2025 - 20h43
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Resumo
A Fiat também quer fazer sucesso no mercado de carros eletrificados. Na Europa, mostrou nos últimos dias o Grande Panda - repare bem neste carro, já que teremos uma possível versão nacionalizada baseada nele

A Fiat apresentou na Europa esta semana o Fiat Grande Panda, um novo modelo de entrada criado para ser vendido globalmente, com opções de motorização híbrida ou 100% elétrica. Os preços por lá começam na casa dos 20 mil euros (são 20.400 euros, ou R$ 125.600 em conversão direta).

Com essa proposta, a tendência é de que ele ocupe o espaço do Fiat 500e, que não foi bem em vendas. Essa categoria, de subcompactos eletrificados, tem hoje rivais como Leapmotor T03 (em breve no Brasil), Hyundai Inster e Dacia Spring no Velho Continente. Aqui em nosso país, o Dacia Spring vira o Renault Kwid E-Tech e ainda temos outros players, como JAC e-JS1, Caoa Chery iCar e o líder BYD Dophin Mini.

O Fiat Grande Panda chega às lojas europeias em março, justamente no mês em que a produção do 500e pode deixar de acontecer - atualmente ela está paralisada (desde meados de setembro, aliás), mas a Fiat afirmou à imprensa de lá que a produção volta em fevereiro.

Por enquanto, sabe-se somente de que o Fiat 500 deve continuar sendo produzido com conjunto híbrido. A Fiat tem na Europa, por conta de acordos sindicais, necessidade de garantir ocupação total nas fábricas que tem na Itália. Ou seja, o Grande Panda pode aposentar o 500e, mas também pode fazer nascer o 500 Hybrid.

Os planos do Fiat Grande Panda

Os objetivos da Fiat com esse novo carro são grandes - a meta é introduzir de fato a empresa no segmento de carros elétricos mais popular que existe. As chances de vermos esse carro no Brasil existem.

Mas calma. O Grande Panda brasileiro não será exatamente como o carro que ilustra essa reportagem - a versão brasileira, feita e pensada para nosso mercado, terá desenvolvimento local. Se nada mudar, esse carro vai estrear por aqui no começo de 2026 e deve substituir o Fiat Argo.

O Grande Panda - ou novo Argo - nacional deverá manter as dimensões do modelo recém-apresentado: 3,99 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,57 m de altura e 2,54 m de entre-eixos - o mesmo do Citroën C3, já que o novo model é feito sobre a plataforma STLA Smart Car, que tem similaridades com a CMP.

Quando for lançado, em 2026, seus rivais já estarão estabelecidos. Falamos de Volkswagen Tera, Renault Kardian, do novo Honda WR-V e do futuro SUV compacto feito com base no Onix e menor que o Tracker, que ainda não tem nome.

Como é o Grand Panda gringo

Lá fora, a versão híbrida tem motor 1.2 turbo de três cilindros com 100 cv e bateria de íons de lítio de 48V, além de câmbio eletrônico de dupla embreagem com seis marchas (chamado de eDCT) que inclui um motor elétrico de 21 kW, um inversor e ainda uma unidade central.

Com esse conjunto, lá fora, ele consegue fazer balizas apenas utilizando esse pequeno motor elétrico.

Por aqui, no entanto, ele deverá adotar o conjunto T200 1.0 Firefly turboflex que já equipa uma série de automóveis do Grupo Stellantis e que no final do ano passado fez nascer Pulse e Fastback híbridos (que são conhecidos por serem híbridos-leves, ou MHEV).

O carro lançado neste início de ano é bem recheado. Desder a versão básica o carro tem ar-condicionado, quadro de instrumentos de 10", freio de estacionamento por botão e central multimídia com conexão à internet.

Um opcional chamado "Pack tecnologia" adiciona ar-condicionado digital, central multimídia com GPS, sensores de estacionamento, câmera de ré e carregador de celular por indução. Um outro pacote, chamado "Estilo", adiciona rodas de liga leve de 16 polegadas e rack de teto.

A versão topo de linha tem rodas de liga leve de 17", tecidos exclusivos e revestimento impermetável. Os preços são: 

  • Fiat Grande Panda Híbrido Icon: 20.400 euros (R$ 125.620)
  • Fiat Grande Panda Híbrido La Prima: 22 900 euros (R$ 141 mil)
  • Fiat Grande Panda Elétrico Red: 24.900 euros (R$ 153.330)
  • Fiat Grande Panda Elétrico La Prima: 27 900 euros (R$ 171.800)
Grande Panda é versão moderna de modelo que fez sucesso na Europa (Imagem: Divulgação/Stellantis)
Grande Panda é versão moderna de modelo que fez sucesso na Europa (Imagem: Divulgação/Stellantis)
Foto: Canaltech
André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
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