Fiat Mobi tem 86% de vendas diretas; Renault Kwid, 60%
Ótimo desempenho comercial do Fiat Mobi nos últimos tempos é resultado de forte presença nas vendas diretas
O Fiat Mobi teve um bom ano e chegou a brigar pela liderança do mercado em alguns meses. Isso não é comum na história do Mobi. Mas há uma explicação para o fenômeno: em novembro, por exemplo, 86% dos emplacamentos do Fiat Mobi vieram das vendas diretas.
As vendas diretas são feitas para pequenos empresários, governos, taxistas, agricultores e frotistas em geral. Aplica-se um bom desconto devido ao volume encomendado ou ao tipo de atividade do cliente.
Mas a Stellantis usa muito bem essa modalidade para ter volume e passou a vender também para micro e pequenos empresários que fazem a compra com CNPJ, mesmo que não sejam frotistas. Carros da Fiat, Jeep e Peugeot bombaram com essa tática.
O caso do Fiat Mobi, de qualquer forma, supera e muito o da picape Fiat Strada (que é um veículo comercial) e seu concorrente direto, o Renault Kwid. Dos 8.724 emplacamentos do Mobi em novembro, 7.478 foram oriundos das vendas diretas. Dos 6.182 emplacamentos do Kwid, 3.732 foram vendas diretas.
O índice de 86% do Fiat Mobi foi bem maior do que o do Renault Kwid (60%) e mais ainda se comparado ao do Fiat Strada (54%), que, por ser um veículo utilitário, deveria ter um índice maior. A média do mercado em novembro foi de 56% de vendas diretas (automóveis de passeio e comerciais leves).