Fiat pretende vender 12 mil picapes Titano e disputar o 4º lugar
Primeira picape da Fiat no segmento D, a inédita Titano tem a dura missão de brigar contra Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 e outras
Perguntamos ao vice-presidente da Stellantis América do Sul, Herlander Zola, quais são as aspirações da montadora com o Fiat Titano. Ele disse que o objetivo é conquistar de 8% a 10% do mercado no segmento D-Picape.
Este segmento vendeu no ano passado 130 mil unidades. Tem sólida liderança do Toyota Hilux e concorrentes de muita tradição no Brasil, como Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok.
Estas são as picapes com carroceria sobre chassi, cujo termo “caminhonete” é perfeito, pois são, de fato, pequenos caminhões. Na conta de Zola, portanto, a venda anual do Fiat Titano pode ficar entre 10,4 mil e 13 mil unidades.
Mais tarde conversamos com o vice-presidente da marca Fiat, Alexandre Aquino, que foi mais preciso nas previsões: cerca de 12 mil Titano por ano, ou seja, 1.000 unidades. “Na média, são duas vendas por concessionárias”, disse Aquino, lembrando que a rede tem 520 lojas.
Na prática, portanto, o Fiat Titano vai brigar pelo 4º lugar com o Mitsubishi L200. Veja abaixo como foi o ranking das picapes da categoria D (médias grandes) em 2023.
- Toyota Hilux - 46,2 mil
- Chevrolet S10 - 26 mil
- Ford Ranger - 20,3 mil
- Mitsubishi L200 - 12,6 mil
- Nissan Frontier - 8,4 mil
- Volkswagen Amarok - 8 mil
Segundo Aquino, o nome Fiat Titano faz referência aos titãs, ou seja, “a audácia de quem desafiou os deuses”. Isso mostra que a Titano quer desafiar os “deuses” do segmento, liderados pelo Toyota Hilux.
Aquino explicou que o segmento de picapes subiu de 13% de participação em 2014 para 18% em 2024. Ele acredita que 50% do mix de venda será da versão topo de linha, Ranch.
“Picapes são fundamentais na construção do valor de marca”, acrescentou Zola, que liderou a Fiat na virada de posicionamento com a Nova Strada.
Globalmente, o Fiat Titano é o projeto KP1 da Stellantis, que passou a ser liderado pelo Brasil. Por enquanto, a picape foi lançada também na Argélia. A Stellantis ainda não decidiu se na Argentina vai lançar o Fiat Titano ou se vai apostar no Peugeot Landtrek.
A Fiat escolheu a Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, para fazer o lançamento da picape porque a região Centro-Oeste representa 27% das vendas do segmento. Outro dado revelado é que 35% das vendas desse tipo de caminhonete se concentram nas capitais do país.
A Fiat também reforçou o setor de peças e serviços para este lançamento. Segundo Carina Oliveira, da Mopar, pela primeira vez na história a marca oferece uma garantia de 5 anos. “A gente chega querendo fazer história”, ela disse.
Carina acrescentou que a cesta de peças do Fiat Titano soma R$ 114.484, enquanto a média da concorrência é de R$ 168.395.
Zola disse ainda que a Fiat tem uma cobertura de 67% do mercado com as picapes Toro (líder desde sua estreia, em 2015) e Strada (líder há 21 anos). Mas as categorias B e C (Strada e Toro) representam 270 mil unidades ano. Agora, a Fiat entrada nos 30% da categoria D. A categoria F (picapes grandes) têm 3% do mercado.
Preços do Fiat Titano
- Titano Endurance 2.2 TD MT6 4x4 - R$ 219.990
- Titano Volcano 2.2 TD AT6 4x4- R$ 239.990
- Titano Ranch 2.2 TD AT6 4x4 - R$ 259.990