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Fiat Pulse 2023: vale a pena comprar a versão de R$ 95 mil?

Versão Drive 1.3 MT é a entrada para a linha Fiat Pulse 2023, que combina câmbio manual com piloto automático de série

26 set 2022 - 15h07
(atualizado às 17h03)
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Fiat Pulse Drive 1.3 MT
Fiat Pulse Drive 1.3 MT
Foto: Stellantis / Divulgação

O Fiat Pulse já emplacou 54 mil unidades no Brasil porque se posicionou como um SUV de entrada com preço competitivo e boas tecnologias. Mas será que vale a pena comprar o Pulse de entrada? A versão mais barata do Fiat Pulse é Drive 1.3 MT, que custa R$ 95.590. Trata-se da única configuração com câmbio manual de 5 marchas. As demais usam câmbio automático CVT de 7 marchas.

O que é novo – Tudo ainda é novidade no Fiat Pulse. Lançado no segundo semestre do ano passado, o  Pulse estreou na linha 2022. As versões Drive MT e AT passam a sair de fábrica com novas rodas de aço de 16” e calotas na linha 2023. Os avisos sonoros foram modificados para ficarem mais agradáveis.

O que nós gostamos – O carro se destaca pelo design moderno, pelo tamanho compacto (4,1 m) e pela boa altura do solo (224 mm de vão livre e 188 mm de altura mínima).

O painel moderno, de fácil leitura, também agrada. O Pulse Drive 1.3 MT já vem com piloto automático de série e itens interessantes como indicador de troca de marcha (bom para quem não sabe dirigir com o conta-giros). Por isso, muitos optam pelo Fiat Pulse Drive 1.3 AT, que custa R$ 102.590.

Fiat Pulse Drive 1.3 MT
Fiat Pulse Drive 1.3 MT
Foto: Stellantis / Divulgação

A posição de dirigir é boa e o banco do motorista tem ajuste de altura. Destacamos também o alerta de não utilização do cinto de segurança, controle eletrônico de aceleração (0, sinalização de frenagem de emergência e os controles de tração e estabilidade.

Os pneus escolhidos, medidas 195/60 R16, combinam conforto com estabilidade. Isso dá uma boa dirigibilidade ao Pulse Drive. Também verificamos isso no Fiat Pulse 1.0 Turbo.

O que pode melhorar – O controle do ar-condicionado e do ventilador estão no mesmo botão, o que torna a operação bastante confusa. Embora já seja equipado com quatro airbags, o Fiat Pulse ficaria mais seguro se oferecesse os airbags de cortina pelo menos como opcional.

Fiat Pulse Drive 1.3 MT
Fiat Pulse Drive 1.3 MT
Foto: Stellantis / Divulgação

Potência e KML – O Fiat Pulse Drive 1.3 MT tem uma boa potência, 98 cv com gasolina e 107 cv com etanol. O torque também é bom, de 129/134 Nm (g/e), disponíveis a 4.000 rpm. O câmbio manual de 5 marchas têm engates fáceis e bom escalonamento.

O Pulse manual é um pouco menos eficiente do que o Pulse automático. Com gasolina, o Pulse 1.3 MT faz 12,6 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada. Com etanol, a autonomia é de 9,1 km/l na cidade e de 10,1 km/l na estrada.

Dimensões e capacidades

Comprimento: 4,099 m

Largura: 1,774 m

Altura: 1,576 m

Entre-eixos: 2,532 m

Porta-malas: 370 litros (total)

Tanque: 47 litros

Veredicto – Vale a pena comprar se você busca um crossover urbano acessível e econômico e não faz questão de câmbio automático ou se rodas de liga leve.

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