Fiat Pulse canibaliza Jeep Renegade e dá liderança ao T-Cross
Entrada de novo SUV compacto dentro da Stellantis provocou disputa interna e acabou favorecendo o Volkswagen T-Cross
O Fiat Pulse canibalizou as vendas do Jeep Renegade dentro da Stellantis e isso provocou mudanças no segmento SUV. Pela primeira vez desde que foi lançado no Brasil, em 2015, o Jeep Renegade deixa de brigar pela liderança em seu mercado. Culpa do Fiat Pulse, como demonstram os números.
Antes da chegada do Fiat Pulse, em outubro do ano passado, o Jeep Renegade tinha uma venda média de 6,5 mil unidades, com pico de 7,3 mil. Quando as vendas do Fiat Pulse começaram a aquecer, em novembro, com 2,2 mil unidades, o Renegade caiu para 4,3 mil.
Já em dezembro o Pulse mostrou que seria forte no segmento B-SUV (compactos) e registrou 4.432 emplacamentos, contra 4.293 do Renegade. Primeira vitória do Fiat, por diferença de 139 carros.
O Jeep Renegade ainda terminou a temporada 2021 como o SUV mais vendido do Brasil, mas sua glória de vendas só iria até janeiro de 2022. Numa decisão inteligente, em fevereiro a Stellantis reposicionou o Jeep Renegade para cima e deixou o caminho aberto para o crescimento do Fiat Pulse.
Mas outro carro que cresceu no mercado foi um rival de ambos, o Volkswagen T-Cross, atual líder da categoria B-SUV e do segmento em geral. Atualmente, o T-Cross é o 1º colocado nas vendas com 35,4 mil emplacamentos. O Renegade é apenas o 4º colocado com 27,7 mil e o Pulse aparece em 5º com 27,6 mil. Se contarmos o Jeep Compass (C-SUV), eles caem mais uma posição.
A média de vendas do Jeep Renegade é de 4,1 mil/mês, contra 4 mil do Fiat Pulse. Foi uma boa tática ocupar todas as faixas do segmento SUV?
Para os concessionários da Fiat, sim, pois era a única marca ausente do segmento que mais vende carros no Brasil e não para de crescer (subiu de 39,4% para 46,5% este ano, segundo a Fenabrave). Mas, e para a Stellantis, também foi bom?
Depende de como se olha. A presença do Pulse na faixa de entrada B-SUV permitiu reposicionar o Renegade como um veículo mais premium e mais caro. Porém, também atrapalhou a vida dos SUVs de outras duas marcas, a Peugeot e a Citroën, que estão no jogo com os modelos 2008 e C4 Cactus.
Ao que tudo indica, a Stellantis pode cometer o mesmo erro da antiga PSA: posicionar a Citroën acima da Peugeot. Pelo menos é o que tem acontecido com os SUVs. Veja abaixo as faixas de preços dos SUVs da Stellantis e do líder T-Cross.
Fiat Pulse 1.3 aspirado - R$ 96 mil a R$ 103 mil
Fiat Pulse 1.3 turbo - R$ 111 mil a R$ 128 mil
Peugeot 2008 1.6 aspirado - R$ 100 mil a R$ 107 mil
Peugeot 2008 1.6 turbo - R$ 120 mil a R$ 125 mil
Citroën Cactus 1.6 aspirado - R$ 107 mil a R$ 125 mil
Citroën Cactus 1.6 turbo - R$ 139 mil
Jeep Renegade 4x2 - R$ 130 mil a R$ 146 mil
Jeep Renegade 4x4 - R$ 170 mil
Volkswagen T-Cross - R$ 112 mil a R$ 160 mil
Por certo o Fiat Pulse ocupa uma faixa de preço interessante com o modelo 1.3 aspirado. O problema está na faixa do Pulse turbo, que vai de R$ 111 mil a R$ 128 mil. Essas versões, além de obrigarem o Jeep Renegade a ficar mais caro, dificultam a existência da dupla francesa.
Ambos atuam na faixa mais congestionada do mercado. A posição mais difícil é do 2008 turbo e do Cactus turbo, pois o Citroën topo de linha custa R$ 14 mil a mais do que o Peugeot topo de linha. Os dois usam o mesmo motor. Com tanta disputa interna, dificilmente um desses carros vai se destacar no mercado.
O Jeep Renegade, posicionado de R$ 130 mil a R$ 170 mil, dificilmente voltará às glórias dos anos anteriores. Não deixa de ser curiosa a posição do Volkswagen T-Cross, que deixou a faixa mais popular para o Fiat Pulse e o Peugeot 2008 e atua na faixa que vai de R$ 112 mil a R$ 160 mil.
Por enquanto, está dando certo para a Volkswagen. Se somar todas as vendas dos SUVs da Stellantis, a supermontadora multimarcas também deve estar satisfeita.
Mas sem dúvida gasta muito mais tempo e energia analisando todas as peças desse xadrez do segmento B-SUV, pois o Fiat Pulse já canibalizou o Jeep Renegade e nada impede que ele engula também as esperanças do Peugeot 2008 e do Citroën C4 Cactus.