Fiat Pulse chega a 150 mil unidades produzidas e terá novidades
Lançado em 2021, o Fiat Pulse foi o primeiro SUV da montadora italiana feito no Brasil, e pode ganhar inédita versão de 7 lugares em 2027
Com menos de 3 anos de mercado, o Fiat Pulse acaba de atingir uma importante marca. Primeiro SUV da Fiat desenvolvido e produzido no Brasil, o modelo já teve 150 mil unidades produzidas em Betim (MG). Além de ser comercializado no Brasil, o Pulse também é exportado para 12 países da América Latina, e terá novidades importantes nos próximos anos.
O modelo pode ser equipado com três diferentes motorizações: 1.3 Firefly de 107 cv, 1.0 turbo flex de 130 cv ou 1.3 turbo flex de 185 cv, e três opções de transmissão, sendo um câmbio manual de 5 marchas, um automático do tipo CVT ou um automático convencional de 6 marchas. Ele ainda conta com as versões Drive 1.3 MT, Drive 1.3 AT, Audace Turbo 200 AT, Impetus Turbo 200 AT e Abarth, sendo o primeiro SUV da Abarth no mundo.
O Fiat Pulse ainda deu origem ao SUV cupê Fastback, que compartilha a plataforma MLA – que é uma evolução da plataforma do Argo – e muitos componentes mecânicos e de acabamento. Juntos, eles venderam 33.319 unidades de janeiro a maio, sendo 15.146 emplacamentos do Pulse e 18.178 do Fastback.
Para os próximos anos, o Fiat Pulse deve ter uma mudança radical. No lugar da atual geração, que tem dimensões próximas às de um hatch, o modelo ganhará porte maior, e deve ganhar uma inédita versão de 7 lugares. Com lançamento previsto para 2027, o novo Pulse terá a nova plataforma STLA Smart, que é utilizada pelo novo Fiat Grande Panda.
Essa nova geração também dará origem ao futuro Fiat Fastback, que pode trazer semelhanças com o futuro Citroën Basalt. O design será inédito, seguindo a identidade do novo Grande Panda. A partir do novo Panda, a Fiat pretende unificar o seu portfólio atual em uma linha global de modelos.
Com isso, os futuros carros da marca compartilharão a mesma base, que suporta motores a combustão, híbridos ou elétricos. Apesar disso, cada região terá algumas particularidades em relação ao design, equipamentos, motorização e nomenclaturas. Na Europa, os novos Fiat Pulse e Fastback farão parte da família Tipo, e devem ter nomes diferentes.
Sob o capô, a versão europeia deve contar com variantes elétricas e híbridas. Já no Brasil, o futuro Pulse deve ser equipado com o novo motor 1.0 turbo flex de 130 cv com sistema Bio Hybrid – sempre com câmbio automático CVT – e ainda pode contar com versões elétricas no Brasil.