Fiat Pulse e Citroën Cactus surpreendem no início do ano
Conheça os carros que arrancaram na frente em janeiro e saiba quais já são candidatos a carro mais vendido do ano
Dois carros da Stellantis, Fiat Pulse e Citroën C4 Cactus, são as surpresas de janeiro. Ambos são da categoria B-SUV (compacto) e aparecem bem posicionados no ranking dos primeiros 20 dias do ano. O Pulse já está entre os 10 carros mais vendidos e o Cactus registra uma venda acima do normal - o SUV francês está com desconto de até R$ 16 mil.
Embora nenhum deles esteja na liderança, Fiat Pulse e Citroën C4 Cactus mostram que o grupo de marcas da Stellantis está mais forte do que nunca no mercado brasileiro. Para dar uma ideia, os três carros mais vendidos nos primeiros 20 dias de janeiro também são da Stellantis.
A picape Fiat Strada aparece em 1º lugar com 4.363 vendas. Campeã nacional de vendas em 2021, a picape dá mostras de que poderá conquistar o bicampeonato. Em 2º e 3º lugares aparece a dupla SUV da Jeep, Renegade com 3.543 vendas e Compass com 3.133.
O primeiro hatchback da lista é o Chevrolet Onix, que está em 4º lugar com 2.992 vendas. O Volkswagen T-Cross é o terceiro SUV e o 5º carro mais vendido das três primeiras semanas do ano com 2.498 emplacamentos. Vice-campeão do ano passado, o Hyundai HB20 aparece em 6º lugar com 2.447 unidades - ele volta, portanto, a vender menos do que seu grande rival Onix.
Outro carro coreano, o Hyundai Creta está em 7º lugar com 2.393. O eterno (enquanto durar) Volkswagen Gol vem em 8º lugar com 2.244 emplacamentos. Somente em 9º lugar aparece o primeiro sedã, o Chevrolet Onix Plus, que teve 2.202 unidades licenciadas. O Fiat Pulse fecha a lista dos top 10 carros do comecinho do ano com 2.199 vendas.
Em 11º lugar, com desempenho surpreendente, aparece a picape Toyota Hilux, que já conquistou 2.103 vendas. A terceira picape da lista, mas de outra categoria, é a Fiat Toro, que está em 12º lugar com 2.038 unidades vendidas.
O Citroën C4 Cactus é o 13º colocado com 2.036 emplacamentos. O SUV francês está com desempenho comercial superior ao de dois fortes utilitários esportivos: Chevrolet Tracker (14º com 1.730 unidades) e Toyota Corolla Cross (15º com 1.729). A disputa pelo consumidor de carros zero km em 2022 começou quente.