Fiat Pulse e Jeep Compass já testam os novos sistemas Bio-Hybrid
Aposta da Stellantis na eletrificação, modelos híbridos flex vão estrear no mercado ainda em 2024; veja o que já sabemos
A Stellantis vai realizar testes de seu sistema bio-híbrido, presente em modelos como o Fiat Pulse e o Fiat Fastback, fabricados em Betim, MG, e Jeep Compass e Jeep Commander, fabricados em Goiânia, PE, com modelos até 2024.
A Stellantis – dona das marcas Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram – já faz testes avançados com os sistemas Bio-Hybrid que vão equipar seus carros a partir de 2024. Pelo menos quatro carros já foram flagrados em testes: Fiat Pulse, Fiat Fastback (Autos Segredos). Jeep Compass e Jeep Commander (Auto Esporte).
O Fiat Pulse e o Fiat Fastback devem ser os primeiros modelos da marca italiana a contar com o sistema Bio-Hybrid. Os dois carros são fabricados em Betim, MG. O mais provável é que ambos utilizem o sistema Bio-Hybrid MHEV, o mais simples de todos, chamado de híbrido leve, que não oferece tração elétrica, mas reduz as emissões durante a partida do motor (no caso, 1.0 T200 e 1.3 T270).
O Bio-Hybrid é um sistema híbrido leve que consiste de um pequeno motor elétrico de até 3 kW de potência, acoplado ao motor a combustão interna, que trabalha com uma pequena bateria de 1 kWh de capacidade.
O Jeep Compass e o Jeep Commander, ambos fabricados em Goiânia, PE, devem contar com o sistema Bio-Hybrid e-DCT, mais avançado. Por enquanto, por serem fabricados no Nordeste, eles devem ser os primeiros carros da Stellantis a contarem com o sistema Bio-Hybrid, que também será usado no Jeep Renegade.
No Bio-Hybrid e-DCT o motor elétrico terá de 3 a 16 kW e a bateria terá 1 kWh. Isso deixaria o Compass e o Commander com um sistema similar ao do Toyota Corolla Cross Hybrid. Todos eles aceitam etanol, além da gasolina, mas o da Toyota é importado do Japão e o da Jeep será fabricado no Polo Automotivo de Goiana.
Mas a Jeep não vai parar por aí. Os modelos Renegade, Compass e Commander são os mais cotados também para receber o Bio-Hybrid Plug-in, numa etapa posterior, provavelmente a partir de 2025. No Bio-Hybrid Plug-in o motor terá até 44 kW e a bateria será de alta potência, de até 12 kWh.
Mais do que isso, o Jeep Renegade (ou seu substituto) também pode ser o primeiro carro elétrico nacional da Stellantis, em 2027 ou 2028. A questão é chave para a Jeep. O Renegade saiu de linha nos Estados Unidos e a Jeep aposta suas fichas no modelo Avenger para os principais mercados.
Uma fonte da Stellantis disse ao Guia do Carro que o Renegade e o Avenger não podem conviver juntos. Antes de se mudar para os Estados Unidos, para assumir o posto de CEO global da Jeep, Antonio Filosa disse ao Guia do Carro que manter a plataforma antiga (do Jeep Renegade e do Compass) seria mais econômico, mas a longo prazo uma nova plataforma poderia ser mais interessante.