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Fiat Pulse Hybrid e Fastback Hybrid reduzem apenas 7 e 8 g/km de CO2

Informe da Fiat para distribuidores revela que a redução da emissão de CO2 é de 6,4% no Pulse e de 6,8% no Fastback; veja outros números

26 jan 2025 - 13h26
(atualizado em 28/1/2025 às 10h43)
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Fiat Pulse Hybrid e Fiat Fastback Hybrid: redução de 7 g/km na emissão de CO2
Fiat Pulse Hybrid e Fiat Fastback Hybrid: redução de 7 g/km na emissão de CO2
Foto: Stellantis / Guia do Carro

O impacto do sistema Mild Hybrid (MHEV) na redução da emissão de CO2 tem sido questionado pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) e por vários jornalistas especializados. Segundo a associação, a contribuição para a descarbonização é pequena e, por isso, os carros que usam esse sistema serão excluídos do ranking de eletrificação.

No caso dos recentes lançamentos da Fiat, Pulse Hybrid e Fastback Hybrid, a redução na emissão de CO2 é de apenas 7 g/km no Pulse e de 8 g/km no Fastback. A informação é da própria Fiat para seus distribuidores, indicando que os modelos híbridos conseguiram uma redução de -6,4% (Pulse) e -6,8% (Fastback).

A empresa também divulgou os selos do PBVE (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) e os repassou para o Guia do Carro, que atualizou esta reportagem.

Selos do PBVE comparando os modelos Pulse e Fastback com e sem o sistema híbrido leve
Selos do PBVE comparando os modelos Pulse e Fastback com e sem o sistema híbrido leve
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Equipados com um sistema híbrido leve de 12 volts (que a ABVE chama de micro-híbrido), a dupla de eletrificados nacionais da Fiat obteve as seguintes reduções na emissão de CO2 (gás de efeito estufa):

  • Fastback Hybrid: de 108 g/km para 100 g/km
  • Pulse Hybrid: de 102 g/km para 95 g/km

Segundo a Fiat, embora os dados oficiais indiquem apenas 7 g/km e 8 g/km de redução média na emissão de CO2, durante os testes pré-lançamento os valores conseguidos pelos engenheiros chegaram a se aproximar de 20 g/km em certos trechos e em certas condições de utilização.

Outra montadora que usa o sistema híbridro leve em carros nacionais é a Caoa Chery, porém é um MHEV de 48 volts e que aumenta em 10 cv a potência do carro. Segundo o PBEV do Inmetro, os modelos Tiggo 5X e Tiggo 7podem ter os seguintes valores de emissão de CO2 (dependendo da configuração).

  • Tiggo 5X Hybrid: de 127 g/km para 111 g/km
  • Tiggo 7: de 126 g/km para 116 g/km

Já o sistema HEV da Toyota é mais eficiente (e mais caro) do que os MHEV da Fiat e da Caoa Chery. Como os modelos Corolla e Corolla Cross convencionais usam um motor a combustão maior e mais potente (2.0 contra 1.8 híbrido), as reduções de CO2 no catálogo atual são maiores.

  • Corolla 2.0: 100 g/km
  • Corolla 1.8 Hybrid: 75 g/km
  • Corolla Cross 2.0: 109 g/km
  • Corolla Cross 1.8 Hybrid: 79 g/km

Guia do Carro
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