Fiat recria Topolino como clone de modelo urbano francês
Fiat vai lançar um novo Topolino na Itália usando como base o Citroën Ami; totalmente elétrico, modelo é opção para mobilidade urbana
A Fiat anunciou na quarta-feira, 31, o nome e a primeira imagem de sua futura nova opção de mobilidade urbana, o Topolino. Mas antes que você pergunte, já adiantamos: sim, você já viu esse carro antes, pois é a “versão Fiat” do simpático Citroën My Ami Buggy, quadriciclo lançado em série limitada a 50 unidades em 2022 e que terá nova edição neste ano.
A ideia é oferecer o novo Fiat Topolino como opção para contribuir para a expansão da mobilidade elétrica urbana e trazer todo o carisma do modelo original para uma versão 100% elétrica acessível.
O nome, vale lembrar, remete ao primeiro Fiat 500, o icônico microcarro italiano que revolucionou o conceito de veículo motorizado. Produzido pela Fiat de 1936 a 1955, o Fiat 500, comumente conhecido como Topolino, “criou a ideia de mobilidade para as pessoas”, segundo a montadora.
A Fiat não divulgou nenhum dado técnico do novo Topolino – nem mesmo a data de lançamento – mas se utilizar o mesmo conjunto motriz do Citroën Ami, será um motor de 6 kW, que garante agilidade necessária em várias situações, com velocidade máxima de 45 km/h.
Com apenas 2,41 m de comprimento e 1,36 m de largura, o Ami tem autonomia de até 75 km de acordo com o padrão europeu e a recarga pode ser feita em qualquer tomada de 220V convencional em cerca de quatro horas.
Em termos de design, o novo Fiat Topolino não terá portas (da mesma forma que o My Ami Buggy), substituindo-as por uma prosaica espécie de corda. O teto será retrátil e de tecido, enquanto o visual interno deve ter decoração alegre e jovial, remetendo à “dolce vita”, estilo característico dos italianos.
O novo quadriciclo, afirma a empresa, “é um novo dispositivo de mobilidade elétrica que foi projetado para um público amplo, incluindo os clientes mais jovens, famílias e amantes da cidade”.