Fiat revela teaser dos futuros Pulse e Fastback na Europa
Baseadas no novo Panda europeu, próximas gerações dos Fiat Pulse e Fastback aparecem com camuflagem digital em vídeo dos 125 anos da marca
Aproveitando o clima de comemorações pelos seus 125 anos e o lançamento do novo Grande Panda, a Fiat revelou um pequeno teaser dos novos Giga Panda e Panda Fastback na Europa com uma camuflagem digital. A dupla, que será derivada do Panda hatch, dará origem às próximas gerações do Pulse e do Fastback no Brasil, que devem chegar a partir de 2027.
Na Europa, o lançamento da dupla deve ocorrer antes, entre 2025 e 2026. Em fevereiro deste ano, a Fiat revelou cinco carros conceito baseados no Panda: um hatch, um fastback, uma picape e dois SUVs, um deles com jeitão de minivan. Agora, foi a vez de mostrar a versão final – ao menos em partes – do SUV e do Fastback.
O que antecipa o futuro Pulse é o Giga Panda, que conta com um porte maior do que o modelo atual, com linhas mais retas e robustas. Ao que tudo indica, a nova geração do Pulse deve crescer em dimensões, ganhando até mesmo uma versão de 7 lugares. A plataforma dos novos Pulse e Fastback será a STLA Smart Car.
Essa base é uma evolução da CMP utilizada pelo Citroën C3 brasileiro e europeu. Com isso, assim como o Grande Panda tem um parentesco próximo com o Citroën C3, o Giga Panda deve se aproximar do C3 Aircross. Na Europa, a Stellantis lançou recentemente o Opel Frontera, que segue essa mesma receita.
Apesar da camuflagem digital no vídeo – por meio de um efeito pixelado – esconder grande parte do visual da dupla, é possível perceber que o design terá muitas semelhanças com o Grande Panda e as versões conceito. As linhas serão predominantemente retas e os dois modelos terão detalhes com aspecto lúdico, como no Grande Panda.
A partir do novo Panda, a Fiat pretende unificar o seu portfólio atual em uma linha global de modelos. Com isso, os futuros carros da marca compartilharão a mesma filosofia e tecnologia, com uma plataforma global única, que suporta motorizações a combustão, híbridas ou elétricas.
Apesar disso, cada região terá algumas particularidades em relação ao design, equipamentos, motorização e nomenclaturas. Na Europa, o novo SUV pode se chamar Giga Panda, Panda SUV ou até mesmo Multipla, um nome já utilizado anteriormente pela Fiat em uma minivan com design polêmico. No Brasil, o nome Pulse deve ser mantido. O mesmo será feito com o hatch Panda, que tem chances de se chamar Uno no mercado brasileiro.
Já o Fiat Fastback será o sucessor do Tipo na Europa, e pode manter os respectivos nomes atuais no Velho Continente e no Brasil. No mercado brasileiro, ainda é cedo para confirmar, mas as duplas devem contar com versões com o sistema Bio Hybrid da Stellantis e até mesmo opções elétricas.