Fiat Scudo estreia no Brasil com opções a diesel e elétrica
Posicionado entre os modelos Fiorino e Ducato, novo Fiat Scudo parte de R$ 187.490 e é irmão gêmeo da dupla Peugeot Expert e Citroën Jumpy
A linha de carros comerciais da Fiat acaba de ficar maior no Brasil. A montadora italiana revelou oficialmente nesta quinta-feira (23) o novo furgão Scudo. Versão italiana dos modelos Peugeot Expert e Citroën Jumpy, o novo Fiat Scudo chega ao mercado brasileiro em três versões, sendo uma delas a 100% elétrica e-Scudo. Ampliando a linha comercial da Fiat no país, o novo modelo será posicionado entre o Fiorino e o Ducato, e tem preço inicial de R$ 187.490.
Por fora, o Fiat Scudo se diferencia dos irmãos pela grade dianteira com design exclusivo e os logotipos da montadora italiana. Além disso, a versão elétrica e-Scudo traz ainda uma entrada do carregador no para-lama dianteiro e os logotipos traseiros alusivos à versão. Enquanto os modelos convencionais chegam ao Brasil importados do Uruguai, a versão elétrica é produzida na França.
Assim como os modelos Peugeot Expert e Citroën Jumpy, um diferencial do novo Fiat Scudo é a possibilidade de ser conduzido por pessoas habilitadas com a CNH de categoria B. Medindo 5,3 m de comprimento, 1,92 m de largura e 1,94 m de altura, o Fiat Scudo conta com um volume interno de 6,1 m³. A capacidade de carga é de até 1,5 tonelada, podendo transportar itens de até 2,8 m de comprimento.
O novo Fiat Scudo chega ao mercado nas versões Cargo e Multi. Enquanto a primeira é voltada ao transporte de cargas, a segunda é destinada às transformações e conta com disposição para fiação elétrica e área envidraçada lateral e traseira, dispensando cortes na lataria. Ele sai de fábrica homologado como veículo de carga, mas pode ser adaptado também para o transporte de pessoas.
Durante o lançamento, a Fiat também destacou que o novo Scudo terá uma configuração family car. Com 8 lugares, essa versão é voltada para quem tem família grande, pois conta com revestimento interno em couro, bancos reclináveis, ar-condicionado para todos os ocupantes e 850 litros de porta-malas. Vale dizer ainda que a Fiat terá empresas homologadas para a realização destas transformações a partir de outubro.
Sob o capô, nada muda em relação aos irmãos franceses Peugeot Expert e Citroën Jumpy. Nas versões a combustão, o Fiat Scudo traz um motor 1.5 turbo diesel de 120 cv e torque de 300 Nm. Ele é associado a um câmbio manual de 6 marchas. Graças a capacidade de 69 litros do tanque de combustível, a Fiat destaca que o Scudo tem alcance médio de 800 km. O modelo conta ainda com a função start/stop.
Já a versão elétrica e-Scudo traz um motor elétrico com 136 cv de potência (100 kW) e 260 Nm de torque, e oferece os modos de condução Normal, Eco e Sport. Equipado com baterias de 75 kWh, o novo Fiat e-Scudo tem alcance de até 330 km. O tempo de recarga do modelo varia entre 48 minutos em estações de carregamento rápido de 100 kW, para 80% da bateria, ou até 7h30 em uma rede trifásica de 11 kW.
Por dentro, o Fiat Scudo traz painel com alavanca do câmbio elevada e controles bem posicionados para fácil alcance pelo motorista. O quadro de instrumentos digital de 3,5” conta com computador de bordo. Para completar, diversos porta-objetos são espalhados pela cabine em locais estratégicos, como abaixo do banco dos passageiros. Ao todo, são quase 42 litros de capacidade.
Dentre os itens de série, o Fiat Scudo oferece rodas de aço de 16", freios ABS, três airbags, controle de estabilidade, assistência em subidas, faróis de neblina, cintos de segurança com ajuste de altura e faróis em halogênio com DRL, ar-condicionado, parede divisória, computador de bordo, retrovisores elétricos, vidros elétricos com one touch, ajustes de altura e profundidade do volante, ajuste de assento para altura, apoio lombar e de braço, controle de cruzeiro com limitador de velocidade e tomada 12V no compartimento de carga.
Além de ter todos os itens da versão a combustão, o Fiat e-Scudo ainda adiciona central multimídia de 7” com Apple CarPlay e Android Auto, câmera traseira 180º, cluster digital com informações sobre nível de bateria, consumo, modo de condução e marcha engatada. Também possui volante elétrico hidráulico, freio de estacionamento elétrico e sistema de monitoramento da pressão dos pneus, além de sensores de chuva e luzes automáticas.
O e-Scudo será comercializado na versão Cargo na Rede Fiat Elétrica, que conta com mais de 20 pontos nos principais mercados de veículos elétricos do Brasil. As versões a combustão estarão disponíveis nas cores Prata Aluminiun e Branco Banchisa, enquanto a elétrica terá a exclusiva cor Cinza Artense ou Branco Banchisa. O Fiat Scudo possui garantia de três anos ou 100 mil km nas versões térmicas. Na versão elétrica, além dos 3 anos (ou 160 mil km) do veículo, a garantia da bateria é de 8 anos.
Por fim, a Fiat também destaca que as três primeiras revisões do Scudo custam, somadas, R$ 2.700. Além disso, o modelo teria um custo de reposição até 14% menor do que em outros modelos da categoria, com planos de revisões flexíveis e que podem ser personalizados entre as opções Conforto, Proteção e Segurança.
A pré-venda do novo Fiat Scudo começa nesta quinta-feira (23) na rede profissional da Fiat e o test-drive já estará disponível na próxima semana nas principais concessionárias da marca italiana. No dia 1° de agosto terão início as vendas em mais de 200 pontos da marca em todo o Brasil. Os preços são os mesmos dos modelos Peugeot Expert e Citroën Jumpy. Confira abaixo quanto custa cada versão:
- Fiat Scudo Cargo: R$ 187.490
- Fiat Scudo Multi: R$ 192.490
- Fiat e-Scudo Cargo: R$ 329.990