Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fiat Strada e Fiat Toro formam dobradinha imbatível no Brasil

RETROSPECTIVA 2022: Dobradinha da Fiat com as picapes Strada e Toro mais uma vez foi hegemônica; veja análise e números

26 dez 2022 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Fiat Strada: grande demais para o conceito de "picapinha"
Fiat Strada: grande demais para o conceito de "picapinha"
Foto: Stellantis

Fiat Strada e Fiat Toro formam uma das dobradinhas de maior sucesso na história da indústria automobilística brasileira. Em 2022, como tem acontecido desde o lançamento do Fiat Toro, em 2016, a dupla se mostrou imbatível no segmento de picapes monobloco. Pelos últimos números da Fenabrave que temos, Strada e Toro acumulam 158 mil vendas.

Strada e Toro não são da mesma categoria, mas quase. Desde o surgimento da nova geração do Fiat Strada, em 2020, é mais correto classificá-las como picapes monobloco, pois a Nova Strada já não cabe no termo “picapinha”.

A categoria de picapes pequenas tende a desaparecer, pois a Nova Montana, da Chevrolet, também ficará num patamar bem maior. Sobrou só o Volkswagen Saveiro. Por enquanto, a Fenabrave não tem uma classificação que traduza essas mudanças. O Fiat Toro, por exemplo, está na mesma categoria do Toyota Hilux (Pick-ups Grandes), o que é um absurdo.

Fiat Toro: por enquanto, ninguém bate esta picape
Fiat Toro: por enquanto, ninguém bate esta picape
Foto: Cris Prado / Guia do Carro

Concorrência não falta, especialmente para o Fiat Toro, que foi a melhor ideia da década passada (2010-2019). O Renault Oroch, pioneiro na ideia de picape cabine dupla compacta monobloco, foi totalmente reformulado. A nova geração ficou excelente, mas a Renault não conseguiu dar um grande salto nas vendas da Nova Oroch, que tenta chegar a 12 mil vendas no ano (tem 11,6 mil).

O Ford Maverick também brilhou e foi campeão da categoria Pick-up no Prêmio Trend Car 2023, mas, com apenas uma versão e preço alto, só emplacou 1,3 mil unidades. Para dar uma ideia, o que o Ford Maverick faz em um ano, o Fiat Toro faz em 10 dias, pois tem média de 4 mil vendas/mês e fecha 2022 com mais de 48 mil emplacamentos.

Nova geração do Renault Oroch merecia mais vendas
Nova geração do Renault Oroch merecia mais vendas
Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

O Volkswagen Saveiro, como último representante “raiz” das picapinhas, sofreu com a falta de peças e teve produção irregular. Por isso, termina a temporada com apenas 22,5 mil vendas e carente de uma nova geração.

Nesse cenário, pelo menos enquanto o novo Chevrolet Montana não vem, o Fiat Strada reina absoluto. Pelo segundo ano consecutivo, a Nova Strada conquista o título de campeã nacional de vendas, já se aproximando das 110 mil vendas, e com quase 20 mil unidades à frente do carro de passeio mais vendido, o Hyundai HB20.

Nova Montana: conheça as armas da picape Chevrolet:
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade