Fiat terá novo SUV baseado no Tipo italiano, acima do Pulse
Site espanhol revela planos da Fiat de avançar com um SUV baseado no Tipo e com a plataforma CMP da Peugeot, Citroën e Opel
A nova geração do Fiat Panda/Uno não será a única baseada no conceito Centoventi. Segundo o site espanhol Motor.es, a Stellantis avança com a estratégia de sinergia entre suas marcas e a Fiat vai ganhar um SUV baseado no Tipo italiano e feito sobre a plataforma CMP das marcas Peugeot, Citroën e Opel.
O Fiat Tipo SUV – nome que começa a ser cogitado para o modelo – vai se posicionar acima do Pulse, na marca italiana. Mas ele também será um SUV de 4,5 m posicionado entre os Jeep Renegade e Compass. Portanto, seria um carro da categoria C-SUV (médio), enquanto o Panda/Uno proporcionará um B-SUV (compacto).
Segundo o Motor.es, “o futuro C-SUV da Fiat usará uma plataforma CMP evoluída, a arquitetura francesa, que permite a eletrificação total com o e-CMP". A novidade aqui é que o SUV não será baseado no Jeep Renegade, a fim de reduzir ao máximo os custos de produção.
O carro também marca um avanço da Fiat na eletrificação, pois o futuro C-SUV terá uma variante totalmente elétrica, com alcance próximo a 400 km, graças a uma nova bateria. Segundo o site espanhol, os testes começam este ano, o carro será apresentado no segundo semestre de 2023 e suas vendas iniciam nos primeiros meses de 2024.
O modelo elétrico vai se diferenciar pela parte frontal, que não terá grade de refrigeração, conforme mostram as projeções feitas pelo Motor.es. Não há nenhuma referência de preço ou sequer de lançamento também no Brasil, mas isso não pode ser descartado, pois a indústria está cada vez mais globalizada.