Fiat Titano estreia com preço R$ 32 mil abaixo do Toyota Hilux
Com duas versões automáticas a partir de R$ 239.990, nova picape da Stellantis ataca as rivais com preços atraentes; conheça o Fiat Titano
Depois de muita espera após uma surpreendente troca de marca e de nome, a picape Fiat Titano (que seria Peugeot Landtrek) finalmente fez sua estreia oficial no Brasil. A inédita picape produzida no Uruguai tem uma versão manual e duas versões automáticas, todas com tração 4x4, com preços muito atraentes.
A versão automática mais acessível é a intermediária Titano Volcano, que custa R$ 239.990, ou seja, R$ 32,2 mil a menos do que a versão automática de entrada do Toyota Hilux (R$ 272.190). Segundo a Fiat, esta é a versão estradeira de sua picape.
Acima dela há a Titano Ranch, topo de linha, também automática de 6 marchas, por R$ 259.990, para os consumidores que buscam maior exclusividade. Para dar uma ideia da diferença de preços, as versões automáticas do Toyota Hilux vão de R$ 289.990 (intermediária) a R$ 334.890 (superior), sem contar a topo de linha esportiva (R$ 372.890).
Conforme o Guia do Carro antecipou no dia 9 de março, a Titano Endurance, versão de entrada, tem câmbio manual de 6 marchas e custa R$ 219.990. Esta é a opção para trabalho e seu preço é R$ 24,5 mil mais barato do que a versão de entrada do Nissan Frontier ou R$ 22,6 mil abaixo do Toyota Hilux básico.
Todas as versões do Fiat Titano são equipadas com motor 2.2 turbo diesel de 180 cv (a menor potência da categoria) e caçamba de 1.109 litros (VDA) e 2,6 m2. Sem protetor de caçamba, são 1.314 litros (o maior volume da categoria). O torque é de 400 Nm nas versões automáticas e de 370 Nm na manual.
A nova picape da Fiat também tem a maior capacidade de reboque entre as picapes da categoria D (médias grandes com carroceria sobre chassi). São 3.500 kg. Dá para rebocar um enorme barco de 30 pés (9,60 m) ou até mesmo, com folga, outra picape Titano (que pesa 2.150 kg).
O motor 2.2 Blue HDi foi escolhido pela Stellantis devido à sua aplicação de sucesso nas vans e furgões Peugeot Expert e Citroën Jumper, que também são fabricados no Uruguai.
Durante a apresentação da caminhonete na Chapada dos Guimarães, MT, perguntamos ao vice-presidente da Stellantis, Herlander Zola, se a potência inferior não pode ser uma desvantagem competitiva para o Fiat Titano.
“Precisamos ser sinceros, no papel a diferença de 20 cavalos pode fazer diferença para quem não testou a Titano”, disse Zola. “Mas nós nos convencemos que, com 180 cavalos, ela entrega tudo que o consumidor de uma picape precisa.”
Veja no dia 18 de março, às 10 horas, nossa avaliação do Fiat Titano Ranch AT6
Apesar de ser uma adaptação do Peugeot Landtrek (que é vendido no México e talvez seja a opção da Stellantis para a Argentina), o Fiat Titano surpreendeu no visual. Na parte externa, o designer Peter Fassbender (criador das picapes Fiat Toro, Fiat Strada e Ram Rampage) optou por um frontal muito imponente e por uma traseira bastante elegante.
Há muita atenção aos detalhes visuais externos da picape. A grade dianteira teve quatro versões e a escolhida traz elementos inspirados em alguns carros modernos da Peugeot francesa, mas sem perder a identidade Fiat, como a bandeirinha com as cores da Itália, ampliada em relação a outros modelos da marca.
É muito fácil distinguir visualmente as três versões. A Titano Endurance, manual, tem muita aplicação de plásticos pretos no frontal e na traseira, enquanto as rodas de aço de 17” (pneus 265/65) são pretas.
A Titano Volcano e a Titano Ranch, ambas automáticas, têm o frontal mais sofisticado, com grade em Black Piano e aplicações de cromados na topo de linha. As rodas das versões AT6 são diferentes: de 17” com pneus 265/65 na Volcano, com fundo preto e contorno cromado; e de 18”, com pneus 265/60 bem “borrachudos” na Ranch.
O nome Titano, aplicado na tampa da caçamba das três versões, utiliza a fonte da Stellantis (facilmente observável no formato da letra A).
Por dentro, o Fiat Titano tem painel de instrumentos com marcador de conta-giros ao contrário, tela multimídia de 10” fincada sobre o painel e um detalhe que “denuncia” a origem Peugeot: os comandos centrais são do tipo piano, iguais aos do Peugeot 3008. A central multimídia tem capacidade para armazenar 10 GB.
O interior abriga 17 porta-objetos que somam 27,2 litros. Dependendo da versão, há câmera 180 graus (única na faixa de preço) ou câmera 360 graus. Entre os itens de destaque a Fiat citou 6 airbags, alerta de saída de faixa, controle de descida e controle de estabilidade do reboque.
A Fiat deu ênfase à capacidade off-road de sua nova picape. Por isso, em relação ao Peugeot Landtrek, o engenheiro Paulo Bruno optou por novas molas na suspensão dianteira, além de novos bancos e pneus aliados ao conjunto do chassi.
A picape mede 5,33 m de comprimento, 1,96 m de largura e 1,89 m de altura. O entre-eixos tem 3,18 m. Com vão livre de 225 mm, o Fiat Titano é capaz de transpor áreas alagadas de até 600 mm. O ângulo de entrada tem 29 graus e o de saída tem 27, enquanto o ângulo de transposição de rampa é de 25 graus.
Já avaliamos a versão Ranch AT6 nas estradas de terra e de asfalto da Chapada dos Guimarães. O test-drive que fizemos no Mato Grosso estará disponível a partir do dia 14 (texto, fotos e vídeo), em cumprimento ao embargo de informações imposto pelo fabricante. O Fiat Titano chega às 520 concessionárias até o final de março, mas as vendas já estão abertas.
Ficha técnica
Motor: 4 cilindros 2.2 Turbo Diesel
Cilindrada: 2179 cm³
Potência: 180 cv a 3.750 rpm
Torque: 400 Nm a 2.000 rpm (Ranch e Volcano) e 370 Nm a 2.000 rpm (Endurance)
Câmbio: 6 marchas AT (Ranch e Volcano) e 6 marchas MT (Endurance)
Tração: 4x2, 4x4 e 4x4 Low
Freios: disco ventilado (d) e tambor (t)
Suspensão dianteira: independente, com quatro braços oscilantes
Suspensão traseira: eixo rígido e feixe de molas
Direção: hidráulica
Diâmetro de curva: 14,0 m
Pneus: 265/60 R18 (Ranch) e 265/65 R17 (Volcano e Endurance)
Peso: 2.150 kg (Ranch), 2.097 kg (Volcano) e 2.039 kg (Endurance)
Capacidade de carga: 1.020 kg
Capacidade de reboque (com freio): 3.500 kg (Endurance)
Dimensões: 5.330 / 1.963 / 1.858 mm (c/l/a)
Entre-eixos: 3.180 mm
Altura mínima do solo: 235 mm
Ângulo de entrada: 29°
Ângulo de saída: 27º
Tanque: 80 litros
Dimensões da caçamba: 1.630 / 1.600 / 516 mm (c/l/a)
Volume útil da caçamba: 1.109 litros (1.314 litros sem protetor de caçamba)
0 a 100 km/h: 12s4 (Ranch e Volcano) e 14s4 (Endurance)
Velocidade máxima: 175 km/h
KML cidade: 8,5 (Ranch e Volcano) e 9,6 (Endurance)
KML estrada: 9,2 (Ranch e Volcano) e 9,6 (Endurance)
Alcance: 736 km (Ranch e Volcano) e 768 km (Endurance)
Emissão de CO2: n/d