Fiat Toro Bio-Hybrid e-DCT já pode ser vislumbrado no horizonte
Novas arquiteturas híbridas e elétrica da Stellantis abrem espaço para modernização dos carros nacionais, como o Fiat Toro
Tudo vai mudar nos carros da Fiat a partir de 2024. E o Fiat Toro – um dos modelos de maior sucesso da marca italiana – já pode ser vislumbrado no horizonte de grandes modificações, que deixarão os carros mais eficientes e mais amigáveis ao meio ambiente.
Dentro das novas arquiteturas híbridas e elétrica da Stellantis, o Fiat Pulse deve ser o primeiro com o sistema Bio-Hybrid (híbrido leve). Já o Fiat Toro, por ser equipado com o motor 1.3 turbo flex de 180/185 cv, deverá ganhar a tecnologia Bio-Hybrid e-DCT.
Isso significa uma grande mudança, que poderá ser aplicada a partir de 2025. A arquitetura e-DCT é a segunda mais complexa, pois há dois motores elétricos e um deles atua diretamente na transmissão do carro. Atualmente, o Fiat Toro tem câmbio automático de 6 marchas.
Com o sistema e-DCT, o Fiat Toro teria uma bateria de lítio de 1 kWh e dois pequenos motores elétricos com potência entre 3 kW e 16 kW. Isso signica um ganho de potência entre 4 cv e 22 cv de potência em cada motor.
Dois motores elétricos (com tensão entre 12V e 48V) fornecem energia para impulsionar o veículo em modo totalmente elétrico (em manobras de estacionamento) ou em conjunto com o motor a combustão. O Boost Assist transforma energia elétrica armazenada em energia mecânica.
O próprio sistema carrega a bateria, sem necessidade de plugar na tomada (como o Toyota Corolla). O Start-Stop terá uma nova geração. A função Coasting permite que o carro continua em movimento mesmo com o câmbio desacoplado ou com o motor desligado. Tudo isso resulta em boas economias de combuistível e menor emissão de CO2.
Outros carros da Stellantis cotados para usar a arquitetura Bio-Hybrid e-DCT (híbrido full) são o Abarth Pulse, o Fiat Fastback by Abarth (1.3 turbo), o Jeep Renegade, o Jeep Compass e o Jeep Commander. No caso dos Jeep, é provável que as versões topo de linha tenham a opção Bio-Hybrid Plug-in.