Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fiat Toro Bio-Hybrid e-DCT já pode ser vislumbrado no horizonte

Novas arquiteturas híbridas e elétrica da Stellantis abrem espaço para modernização dos carros nacionais, como o Fiat Toro

1 ago 2023 - 11h04
(atualizado em 3/8/2023 às 10h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Fiat Toro pode ser uma das escolhas da Stellantis para ser Bio-Hybrid e-DCT
Fiat Toro pode ser uma das escolhas da Stellantis para ser Bio-Hybrid e-DCT
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Tudo vai mudar nos carros da Fiat a partir de 2024. E o Fiat Toro – um dos modelos de maior sucesso da marca italiana – já pode ser vislumbrado no horizonte de grandes modificações, que deixarão os carros mais eficientes e mais amigáveis ao meio ambiente.

Dentro das novas arquiteturas híbridas e elétrica da Stellantis, o Fiat Pulse deve ser o primeiro com o sistema Bio-Hybrid (híbrido leve). Já o Fiat Toro, por ser equipado com o motor 1.3 turbo flex de 180/185 cv, deverá ganhar a tecnologia Bio-Hybrid e-DCT.

Isso significa uma grande mudança, que poderá ser aplicada a partir de 2025. A arquitetura e-DCT é a segunda mais complexa, pois há dois motores elétricos e um deles atua diretamente na transmissão do carro. Atualmente, o Fiat Toro tem câmbio automático de 6 marchas.

Arquitetura Bio-Hybrid e-DCT: Fiat Toro e outros com motor 1.3 turbo são os mais prováveis
Arquitetura Bio-Hybrid e-DCT: Fiat Toro e outros com motor 1.3 turbo são os mais prováveis
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Com o sistema e-DCT, o Fiat Toro teria uma bateria de lítio de 1 kWh e dois pequenos motores elétricos com potência entre 3 kW e 16 kW. Isso signica um ganho de potência entre 4 cv e 22 cv de potência em cada motor.

Dois motores elétricos (com tensão entre 12V e 48V) fornecem energia para impulsionar o veículo em modo totalmente elétrico (em manobras de estacionamento) ou em conjunto com o motor a combustão. O Boost Assist transforma energia elétrica armazenada em energia mecânica.

O próprio sistema carrega a bateria, sem necessidade de plugar na tomada (como o Toyota Corolla). O Start-Stop terá uma nova geração. A função Coasting permite que o carro continua em movimento mesmo com o câmbio desacoplado ou com o motor desligado. Tudo isso resulta em boas economias de combuistível e menor emissão de CO2.

Outros carros da Stellantis cotados para usar a arquitetura Bio-Hybrid e-DCT (híbrido full) são o Abarth Pulse, o Fiat Fastback by Abarth (1.3 turbo), o Jeep Renegade, o Jeep Compass e o Jeep Commander. No caso dos Jeep, é provável que as versões topo de linha tenham a opção Bio-Hybrid Plug-in.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade