Fiat Toro terá sistema híbrido similar ao do Corolla Cross
Fontes ligadas à Stellantis confirmam que Fiat Toro terá um sistema Bio-Hybrid e-DCT, que deve chegar ao mercado brasileiro até 2025
O futuro do Fiat Toro tem tudo para ser eletrizante. Duas fontes ligadas à Stellantis confirmaram que a Toro vai ganhar em breve o sistema Bio-Hybrid e-DCT, que é mais eficiente do que o micro-híbrido e mais prático do que o PHEV (híbrido plug-in), porque não precisa ser recarregado na tomada. O novo Fiat Toro híbrido deve chegar ao mercado até 2025.
O conjunto híbrido é similar ao do Toyota Corolla Cross. A arquitetura e-DCT possui dois motores elétricos, e um deles atua diretamente na transmissão do carro. O próprio sistema carrega a bateria, sem necessidade de plugar na tomada. Outra característica é a função Coasting, que permite que o carro continue em movimento mesmo com o câmbio desacoplado ou com o motor desligado.
Junto ao novo sistema start-stop, isso resulta em uma maior economia de combustível e menor emissão de CO2. Com o sistema e-DCT, o Fiat Toro teria uma bateria de lítio de 1 kWh e dois pequenos motores elétricos com potência entre 3 kW e 16 kW. Com isso, é esperado um ganho de potência entre 4 cv e 22 cv em cada motor.
Dois motores elétricos (com tensão entre 12V e 48V) fornecem energia para impulsionar o veículo em modo totalmente elétrico (em manobras de estacionamento) ou em conjunto com o motor a combustão. O Boost Assist transforma energia elétrica armazenada em energia mecânica.
O conjunto híbrido deve ser oferecido junto ao atual 1.3 turbo flex de 185 cv e 270 Nm. Já o câmbio atual é um automático de 6 marchas, que deve ser substituído. A tração deve variar entre 4x2 ou 4x4, dependendo da versão. Reestilizado pela última vez em 2021, o Fiat Toro pode ainda ganhar novidades visuais e de acabamento, algo que ainda não está confirmado.
O novo Fiat Toro híbrido deve ser um dos primeiros carros eletrificados produzidos pela Stellantis no Brasil. Com lançamento previsto para até 2025, a picape deve chegar ao mercado pouco depois das versões micro-híbridas do Pulse e do Fastback, que podem chegar ainda em 2024.