Fiat Toro Volcano 2024: diesel ou flex, qual é melhor comprar?
Agora com a linda frente que era exclusiva das versões Ranch e Ultra, Toro Volcano é a melhor compra da gama
Na linha 2022 o Fiat Toro ganhou um upgrade no design frontal das versões Ranch e Ultra. Ficou tão bom que acabou ofuscando a pioneira Toro Volcano.
Mas na linha 2024 a Fiat corrigiu essa injustiça e agora toda a gama tem a grade frontal redesenhada. Bastou isso para que a Toro Volcano voltasse a ser a versão com o melhor custo-benefício da linha.
Fizemos uma viagem de 1.200 km com o Fiat Toro Volcano 2024 no percurso São Paulo-Londrina-Guarujá e a picape monobloco teve um comportamento exemplar.
Com a suspensão ajustadíssima, os pneus adequados (225/60 R18) e um perfeito equilíbrio entre conforto e estabilidade, o Fiat Toro Volcano provou que está melhor do que nunca.
Com sete anos na estrada, o Fiat Toro é um veículo maduro. Justifica plenamente o banho de vendas que dá nas demais picapes médias compactas com carroceria monobloco: Renault Oroch e Chevrolet Montana, posicionadas abaixo; Ford Maverick e Ram Rampage, acima.
Até pelo porte, a Toro se posiciona bem no centro desse interessante segmento de picapes monobloco, que oferecem dirigibilidade igual à de um automóvel de passeio. Quanto à versão Volcano, é mais barata do que a dupla topo de linha Ranch/Ultra (R$ 209.990/R$ 210.990) e mais equipada do que a Freedom (intermediária, R$ 164.190) e a Endurance (entrada, R$ 149.900).
Primeira topo de linha do Fiat Toro (2016), a Toro Volcano se tornou uma intermediária superior. Custa R$ 192.390 com motor TD350 diesel e tração 4x4 e sai por R$ 178.590 com o T270 flex, 4x2. Qual configuração comprar?
Para quem precisa rodar muito sem abastecer, precisa de uma combinação motor/câmbio mais folgada e utiliza a tração 4x4, a Toro Volcano a diesel é mais indicada. Ela tem um excelente alcance de 780 km, faz 13 km/l na estrada e o motor 2.0 de 170 cv e 350 Nm é muito forte para tarefas pesadas.
Mas o diesel está caríssimo e a rodagem na cidade, fazendo 10,5 km/l, acaba pesando no bolso. Além disso a Toro Volcano a diesel emite muito CO2: 173 g/km. Sem contar que a versão 4x4 a diesel custa R$ 13.800 a mais. Porém, não há picape 4x4 a diesel tão acessível no Brasil – e isso também pesa.
Para quem usa a picape mais a lazer do que a trabalho, a Toro Volcano flex é a melhor escolha. O motor 1.3 turbo não tem tanto torque, mas ainda assim entrega ótimos 270 Nm, e a potência é maior: 185 cv com etanol e 180 cv com gasolina.
O câmbio automático de 6 marchas está no limite, por isso o consumo é alto. Ela faz 8 km/l com etanol e 11,2 km/l com gasolina. A Toro Volcano flex emite menos CO2 na rodagem: 132 g/km com gasolina e 156 g/km com etanol (CO2eq). Neste útimo caso, o ciclo de plantio da cana-de-açúcar compensa a maior parte das emissões.
Ao volante, o Fiat Toro Volcano é excelente. Tem posição de dirigir elevada e confortável, instrumentos bem visíveis, volante de direção com boa empunhadura e visibilidade superior. É uma picape que não cansa o motorista e responde bem aos movimentos de direção.
A vida a bordo é agradável na parte dianteira por causa da cabine bem desenhada e da melhor multimídia do mercado. Quem vai atrás sofre um pouco em viagens longas porque o encosto do banco traseiro praticamente não tem inclinação. A caçamba de 937 litros com abertura lateral e capota marítima é bem prática.
Por todos esses motivos e outros que já relatamos em várias reportagens, a picape Fiat Toro foi considerada “a melhor ideia da década” (2010-2019) pelo Guia do Carro. A Toro Volcano, agora mais bonita, vale muito a pena. Você só precisa decidir se precisa mesmo de uma TD350 diesel ou se uma T270 flex já lhe serve.
Fiat Toro Volcano
Motor: 2.0 turbo diesel ou 1.3 turbo flex
Potência: 170 cv (d) ou 185 cv (f)
Torque: 350 Nm (d) ou 270 Nm (f)
Câmbio: AT9 (d) ou AT6 (f)
Tração: 4x4 (d) ou 4x2 (f)
Vão livre: 234 mm (d) ou 263 mm (f)
Peso: 1.895 kg (d) ou 1.670 kg (f)
Carga útil: 1.010 kg (d) ou 670 kg (f)
0 a 100 km/h: 12s4 (d) ou 10s7 (f)
Vel. máxima: 180 km/k (d) ou 170 km/h (f)
Km/l cidade: 10,5 (d) ou 9,5 (f)
Km/l estrada: 13,0 (d) ou 11,2 (f)
Alcance: 780 km (d) ou 616 km (f)
Emissão de CO2: 173 g/km (d) ou 132 g/km (f)
Preço: R$ 192.390 (d) ou R$ 178.590 (f)