Flagra: SUV elétrico exótico, Avatr 11 é visto no Brasil
Fruto de parceria entre três gigantescas empresas chinesas, Huawei, Changan e CATL, modelo apresentado em 2022 é flagrado em SP
Rival de BMW X6 e de modelos eletrificados de luxo, SUV-cupê foi fotografado em São Paulo e pode indicar o possível retorno da Changan, que deixou de operar no país em 2016
Outro flagra quente aponta para a possível chegada de mais uma marca chinesa de carros eletrificados no Brasil. Desta vez, um Avatr 11 - SUV elétrico feito pela parceria entre Changan, Huawei e CATL - foi visto pelas ruas de São Paulo (SP). O flagra é do Instagram @placaverde.
Como assim três marcas? Pois bem: o Avatr 11 é um projeto que nasceu do acordo entre a Changan, uma das maiores montadoras da China - que no Brasil já operou com o nome de "Chana"; da Huawei, empresa de tecnologia que ficou responsável pela motorização e pelos sistemas de assistência; e pela CATL, que hoje é a maior fornecedora de baterias do mundo.
O Avatr 11 surgiu em 2022 e chama atenção pelo desenho futurista e pelo tamanho avantajado - ele tem 4,88 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,60 m de altura e 2,98 m de entre-eixos, ou seja, tamanho parecido com o de um BMW X6.
As proporções generosas do lado de fora são traduzidas para muito espaço e luxo do lado de dentro: são quatro ou cinco lugares, dependendo da configuração; três telas no painel principal - uma para o quadro de instrumentos, outra central e a terceira para o passageiro - e diversos tipos de acabamento notadamente diferenciados, próprios do mercado premium.
Feito sobre uma plataforma considerada "inteligente" - chamada CHN -, o Changan Avatr 11 é fabricado em Chongqing, ,a cidade natal da Changan, desde 2023. Por ora não há confirmação oficial sobre sua chegada ao Brasil - a marca deixou de operar por aqui no final de 2016, depois de dez anos de atividade.
Motor do Avatr 11
Quem comanda a máquina são dois motores elétricos - desenvolvidos e fabricados pela Huawei - que têm capacidade para entregar até 586 cv e 66,1 kgfm de torque.
Com esse conjunto, o carro consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 4 segundos. A velocidade máxima é de 200 km/h. Também existe uma configuração com um só motor, que tem 312 cv e 37,7 kgfm, que consegue arrancar de 0 a 100 km/h em 6 segundos.
As baterias, obviamente fornecidas pela CATL, têm capacidades de 90 kWh e 116 kWh, sempre de acordo com a configuração. A autonomia máxima declarada, segundo o ciclo chinês CLTC, é de 710 km.
![André Deliberato](https://p2.trrsf.com/image/fget/sc/80/30/images.terra.com/2024/05/16/andre_deliberato_mobilidade-1hv0hdjsd3pdf.png)