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Flagra: SUV elétrico exótico, Avatr 11 é visto no Brasil

Fruto de parceria entre três gigantescas empresas chinesas, Huawei, Changan e CATL, modelo apresentado em 2022 é flagrado em SP

29 jan 2025 - 21h07
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Resumo
Rival de BMW X6 e de modelos eletrificados de luxo, SUV-cupê foi fotografado em São Paulo e pode indicar o possível retorno da Changan, que deixou de operar no país em 2016

Outro flagra quente aponta para a possível chegada de mais uma marca chinesa de carros eletrificados no Brasil. Desta vez, um Avatr 11 - SUV elétrico feito pela parceria entre Changan, Huawei e CATL - foi visto pelas ruas de São Paulo (SP). O flagra é do Instagram @placaverde.

Como assim três marcas? Pois bem: o Avatr 11 é um projeto que nasceu do acordo entre a Changan, uma das maiores montadoras da China - que no Brasil já operou com o nome de "Chana"; da Huawei, empresa de tecnologia que ficou responsável pela motorização e pelos sistemas de assistência; e pela CATL, que hoje é a maior fornecedora de baterias do mundo.

O Avatr 11 surgiu em 2022 e chama atenção pelo desenho futurista e pelo tamanho avantajado - ele tem 4,88 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,60 m de altura e 2,98 m de entre-eixos, ou seja, tamanho parecido com o de um BMW X6.

As proporções generosas do lado de fora são traduzidas para muito espaço e luxo do lado de dentro: são quatro ou cinco lugares, dependendo da configuração; três telas no painel principal - uma para o quadro de instrumentos, outra central e a terceira para o passageiro - e diversos tipos de acabamento notadamente diferenciados, próprios do mercado premium.

Feito sobre uma plataforma considerada "inteligente" - chamada CHN -, o Changan Avatr 11 é fabricado em Chongqing, ,a cidade natal da Changan, desde 2023. Por ora não há confirmação oficial sobre sua chegada ao Brasil - a marca deixou de operar por aqui no final de 2016, depois de dez anos de atividade.

Avatr 11 foi visto sem disfarce e com placa verde no Brasil
Avatr 11 foi visto sem disfarce e com placa verde no Brasil
Foto: Instagram/@placaverde

Motor do Avatr 11

Quem comanda a máquina são dois motores elétricos - desenvolvidos e fabricados pela Huawei - que têm capacidade para entregar até 586 cv e 66,1 kgfm de torque. 

Com esse conjunto, o carro consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 4 segundos. A velocidade máxima é de 200 km/h. Também existe uma configuração com um só motor, que tem 312 cv e 37,7 kgfm, que consegue arrancar de 0 a 100 km/h em 6 segundos.

As baterias, obviamente fornecidas pela CATL, têm capacidades de 90 kWh e 116 kWh, sempre de acordo com a configuração. A autonomia máxima declarada, segundo o ciclo chinês CLTC, é de 710 km.

Avatr 11 foi visto em testes no Brasil
Avatr 11 foi visto em testes no Brasil
Foto: Instagram/@placaverde
André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
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